INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Roteiro Ásia - 15, 20 e 30 dias

Neste post você confere várias sugestões de roteiros pelo sudeste da Ásia. Roteiros de 15, 20 e 30 dias e várias dicas para viajar tranquilo.

A Ásia é um lugar mágico. O continente é repleto de países com as mais diferentes atrações turísticas: praias paradisíacas, cultura rica e diversificada, gastronomia de todas as cores e sabores, templos e arranha céus. Se você está planejando uma viagem a Ásia, certamente encontrará vários destinos que quer conhecer.

Opção de destino na Ásia, o Camboja tem paisagens fascinantes

Uma das dificuldades em fazer um roteiro pela Ásia é justamente a escolha dos destinos. É tão fácil viajar entre os países do sudeste da Ásia: as distâncias são relativamente curtas, e as companhias aéreas baixo custo deixam tudo ainda mais fácil.

Xangai é opção para quem gosta de cidades metropolitanas

A grande diversidade entre a cultura e características entre os destinos da Ásia, fazem essa escolha do roteiro ficar ainda mais complicada. Dois países vizinhos entre si podem ter atrações completamente diferentes, como é o caso de Tailândia e Myanmar. Esses países fazem fronteira, mas a diferença entre eles é gritante: gastronomia, paisagens e cultura.

A intocada cultura do Myanmar

Nós preparamos este guia para ajudar você a elaborar seu roteiro pela Ásia. São várias ideias de roteiros variando de 15 a 30 dias. Além disso, deixamos algumas dicas que vão facilitar sua viagem e deixá-la ainda mais especial.

Dicas para seu roteiro pela Ásia

Quando ir
Evite a época das monções no sudeste Asiático que vão de abril a novembro. A Ásia é bem grande e antes de decidir seu destino específico pesquise. Mas em geral, os meses de dezembro a março são bons meses para viajar no sudeste Asiático. Na China é frio, mas nada que deixe sua viagem menos interessante.

Como chegar
Geralmente o voo sairá do Brasil por São Paulo ou Rio, e chegará em Bangkok, na Tailândia, em Manila Filipinas ou em Jakarta na Indonésia. São os maiores aeroportos. A partir deles você poderá seguir para qualquer lugar da Ásia facilmente.

Como viajar de um país ao outro
Na Ásia tem muitas companhias aéreas de baixo custo. Viajar entre os países é fácil e barato, com exceção de alguns poucos destinos.

Vistos
Visto é um cuidado a ser tomado. Cada país pode exigir um tipo específico de requisito. Na Tailândia é necessária a vacina da febre amarela, no Camboja é necessário um pedido prévio pela internet, no Vietnã é preciso obter uma carta e levar alguns formulários e fotos, alguns países pedem apenas o passaporte.

Enfim, apesar de ter de fazer processos simples para obtenção do visto. Esse cuidado de ler o processo necessário e realizá-lo antes de sua viagem é muito importante. Por isso, leia com atenção informações em sites confiáveis para correr tudo bem em sua viagem.

Cultura

Umas dicas sobre a cultura asiática para que você não chegue a Ásia completamente leigo.

Dica 1: nos templos, em geral, pede-se que o visitante cubra os ombros e as pernas até o joelho, e não use decotes.

Dica 2: a comida na Ásia é muito saborosa, mas em alguns países a pimenta é usada sem moderação: Tailândia, Malásia e Vietnã por exemplo. Se você não gosta de pimenta, pergunte sobre a possibilidade de tirar ou diminuir esse tempero de seus pratos.

Dica 3: Jamais grite com qualquer pessoa na Ásia, em geral, eles não têm o costume de brigar em público. Converse com calma e resolva seus problemas de forma amigável.

Dica 4: É bom ler um pouquinho sobre o destino que você vai visitar. Na Tailândia falar mal do rei é crime. No Camboja, turistas foram presos por dar uma festa bem polêmica com bebidas e "depravação". No Myanmar há áreas proibidas para turistas. Nas Filipinas se você for pego com drogas pode pegar pena de morte. É sempre bom se precaver e seguir as normas do país que você escolheu visitar.

Destinos de um roteiro na Ásia

Para que você decida o que quer conhecer, nada melhor que saber um pouquinho de cada lugar. Assim você vai decidindo o que mais combina com você. A dica é combinar países diferentes, assim seu roteiro no sudeste asiático fica bem diversificado. E o mais legal é que na Ásia é bem fácil combinar essas diferenças.

Tailândia

A Tailândia é o país queridinho dos turistas. Se você nunca foi a Ásia, muito provavelmente, em seu primeiro roteiro você incluirá a Tailândia. Esse país ficou famoso pelas suas impressionantes praias. As praias da Tailândia são cheias de paredões rochosos criando paisagens que deixam os viajantes maravilhados.

Maya Bay é uma das praias mais famosas da Ásia

Entre as praias mais famosas estão as da Ilhas Phi Phi, e as de Puket. Em tons de azul turquesa, você poderá encontrar verdadeiros paraísos. Poderá realizar vários passeios de barco, praticar mergulho, snorkel e até ver plânctons luminescentes em um mergulho noturno.

Ilha do Bambo na Tailândia

Além disso, a capital da Tailândia é uma das maiores cidades da Ásia. Tendo também um dos principais aeroportos, ou seja, é mais fácil chegar por ali. A cidade é grande, cheia de opções de lazer. Os arranha céus estão por toda parte, espere por uma cidade grande e moderna, mas ao mesmo tempo, os imponentes templos cheios de história estão espalhados pela cidade.

Templo do Buda de Esmeralda em Bangkok

Para quem pretende explorar ainda mais os encantos da Tailândia, pode querer visitar uma reserva de elefantes. Há algumas no país, mas tome cuidado para escolher um lugar que realmente protege os elefantes.

Por fim, eu diria que se a Tailândia for sua escolha de destino, deixe pelo menos 7 dias para conhecer esse país incrível. Isso para conhecer Bangkok, a capital e mais algumas praias. Se você quiser ir também a uma reserva de elefantes, separe 10 dias, que é o tempo ideal para um roteiro completo pelo país. Veja nossa sugestão de roteiro de 7 dias na Tailândia.

Filipinas

Filipinas é o país que eu mais gostei de conhecer na Ásia. Tudo que eu espero de uma boa viagem eu encontrei por lá. Preços acessíveis, praias maravilhosas e um povo que nos trata como se fossemos seus amigos de muitos anos.

El Nido nas Filipinas

As Filipinas têm incontáveis praias. Uma mais linda que a outra. Águas translucidas com temperaturas agradáveis. A poucos metros da areia, sem qualquer equipamento de mergulho é possível ver vários tipos de corais e peixes. No fundo do mar, você encontrará um dos melhores locais do planeta para praticar mergulho.

Small Lagoon é um dos pontos mais visitados das Filipinas

Além das praias, Filipinas também tem uma das cachoeiras mais famosas do mundo. Provavelmente você já se deparou com uma foto da Kawasan Falls em seu Instagram. Além disso, você poderá praticar Canyoning, nadar com cardumes de milhares de peixes ou até mesmo com um tubarão baleia. E se você gosta mesmo de sossego, há praias com muita estrutura e resorts a preços acessíveis em White Beach.

Kawasan Falls

Para conhecer as Filipinas separe no mínimo 10 dias, 15 se você quiser ver todos os principais pontos. E mesmo assim, você não poderá conhecer tudo. Decidir o que você prefere conhecer não será fácil, é tanto lugar maravilhoso que dá vontade de ir em todos. Neste post tem umas dicas para planejar uma viagem a Filipinas.

Indonésia

Indonésia é um sonho de destino, e vale uma viagem inteira só para lá. Não conheço ninguém que foi para Indonésia e não voltou morrendo de amores por suas praias e o jeito de seu povo.

Nusa Penida - costa sudeste de Bali

Assim como a Tailândia, a Indonésia é uma viagem completa. Além das suas famosas praias, você encontrará as paisagens de plantações de arroz, templos maravilhosos e uma cultura linda.

Pura Lempuyang na Indonésia

Infelizmente, eu ainda não visitei esse país incrível. Mas se você tem vontade de conhecê-lo, e suas datas são na época apropriada para visitação, não pense duas vezes antes de incluí-lo no roteiro. Bali é o ponto favorito dos turistas. Espere por praias maravilhosas, hotéis baratos e um povo simpático e acolhedor.

Campos de Arroz em Bali na Indonésia

Vietnã

O Vietnã é um país com várias opções. Geralmente lembrado pela guerra de muitos anos que ocorreu por lá, o Vietnã é muito mais que isso. Lá está uma das paisagens mais incríveis que eu já vi na vida, Halong Bay é um dos principais pontos turísticos da Ásia, e deve ser parada obrigatória para quem vai ao Vietnã.

A Baía de Halong é a atração mais conhecida do Vietnã

Passeio de bicicleta em uma vila vietnamita

Hanói costuma ser o ponto de chegada dos viajantes. É uma grande cidade, um tanto caótica é verdade. Mas essas diferenças fazem a gente gostar ainda mais de visitar esse país. O trânsito é um caos, atravessar a rua será uma aventura. Mas você encontrará a completa paz ao entrar em um templo ou ir ao parque onde locais praticam Tai Shi. O Vietnã é essa dualidade.

Ruas de Hanói, capital do Vietnã

Enfim, no Vietnã você encontra uma das 7 maravilhas da natureza em Halong, uma cidade grande e cheia de história em Hanói ou Saigon (maior cidade do sul). Tem monumentos maravilhosos como a Ponte Dourada.

Ponte Dourada no Vietnã

São recomendados pelo menos 4 dias no Vietnã, com esse tempo você conseguirá conhecer Hanói e Halong. Se quiser um roteiro mais completo, fique pelo menos 8 dias. Veja nosso roteiro de 4 dias no Vietnã.

Camboja

O Camboja é um país perfeito para quem gosta de sentir a história. Se você gosta de ver construções do passado, ficará encantado com os templos que verá por lá. Ninguém sabe ao certo a história dos muitos dos templos que são encontrados na cidade mais turística do Camboja, Siem Reap.

Nascer do sol em Angkor Wat

Em Siem Reap há o maior complexo de templos do mundo. Você precisará de pelo menos três dias para conhecê-los. São templos relativamente bem preservados. É possível andar em seus corredores e imaginar que um dia algum povo viveu ali, é simplesmente incrível.

Budas em Angkor Wat no Camboja

O Camboja também tem praias bonitas que acabam ofuscadas pelas praias dos países vizinhos, e uma história bem intensa de guerras e miséria. A maioria dos turistas que viaja ao Camboja, limita-se a conhecer Siem Reap. Geralmente a visita ocorre em uma viagem de vários países, isso porque dificilmente você comprará um voo do Brasil para o Camboja. Ou seja, você passará por pelo menos outro país antes.

Templo Ta Prohm

Enfim, apesar de ser um destino pouco explorado, eu realmente acredito que vale a pena viajar para Siem Reap no Camboja. Passar três dias conhecendo os templos de Angkor Wat foi uma das experiências mais legais da minha vida. Nós nos surpreendemos com a história e a cultura desse país, e o povo de lá é o mais sorridente do mundo, pelo menos da parte do mundo que eu conheci. Veja nosso roteiro de 3 dias pelos templos de Siem Reap.

Singapura

Se você gosta de conhecer países desenvolvidos e modernos, Singapura é a escolha certa para você. Shoppings, monumentos modernos, luxo e tudo que uma grande cidade tem a oferecer.

Marina Bay Sands em Singapura

Supertree Grove, estruturas sustentáveis

Os passeios por Singapura incluem muitos parques e jardins impecavelmente construídos, orquidários, estruturas que impressionam pela construção e pela sustentabilidade como as Supertree Grove, e por fim, o Hotel Marina Bay Sands que se tornou um dos principais ícones da cidade.

A piscina do Marina Bay Sands é a mais alta piscina de borda infinita do mundo

É um destino relativamente caro, e se comparamos com outras regiões da Ásia, você verá que viajar para Singapura custa muito mais. Mas você nunca verá um país tão organizado e tão impecavelmente limpo como esse. Além disso, a beleza de suas construções e as atrações sustentáveis fazem de Singapura um lugar diferente de qualquer outro no mundo.

A Cloud Forest simula uma floresta

Reserve de dois a três dias para Singapura e você será capaz de ver o principal da cidade. Para um roteiro bem tranquilo e completo, reserve de 4 a 5 dias. Veja nosso roteiro de 3 dias em Singapura.

Myanmar

Myanmar é um destino novo que tem atraído muitos turistas. Até pouco tempo ninguém o visitava por causa de conflitos políticos. Ainda que nada esteja completamente resolvido, o governo abriu o país para o turismo e algumas cidades podem ser acessadas pelos turistas.

Mesmo que o Myanmar seja um país com muita pobreza, ditadura e coisas que nem imaginamos, devido ao fato de algumas áreas serem restritas, nas cidades em que podemos circular, encontramos um país pobre, mas cheio de atrações de impressionar.

Templo em Bagun no Myanmar

Em Yangon, uma cidade grande. Prédios por todos os lados, lembrando um pouco nossas cidades grandes do Brasil, um tanto desorganizada. As atrações turísticas são os templos impressionantes e um trem que percorre a cidade.

Arquitetura em Yangon

A cidade mais turística é Bagun, o cartão postal de Myanmar. Bagun é uma cidade composta por mais de 3000 templos. É ali a famosa foto dos balões ao nascer do sol com os milhares de templos ao fundo. Simplesmente uma paisagem de contos de fadas.

Balões em Bagun

A comida do Myanmar me surpreendeu muito. Eu realmente acredito ser uma das melhores que já provei, se não a melhor. Tudo é muito gostoso e barato, a cada refeição tínhamos um verdadeiro banquete. Além disso, lá seu dinheiro vale muito, ficamos em um hotel maravilhoso e gastamos o valor de um hostel em outro país.

A cultura do Myanmar é o que verdadeiramente me impressionou no país. Em muitos lugares que visitamos, as roupas típicas que se vendem nas lojas, não é a mesma que se usa na rua. Vemos artigos de uma cultura que existiu, mas já não existe mais. No Myanmar, as roupas que eles usam são diferentes, eles passam uma mistura que lembra a argila no rosto, para proteger do sol, eles têm cerimônias religiosas impressionantes, a cultura está acontecendo ali, intacta.

Festival típico do Myanmar

Para conhecer o Myanmar, separe ao menos 4 dias, 2 para Yangon e 2 para Bagun. Se quiser fazer tudo com calma 6 dias. E se quiser um roteiro mais completo pelo país, de 8 a 10 dias.

China

A China é um país enorme. E talvez você queira deixar todos os dias de sua viagem apenas para conhecer esse país. São tantos os lugares que você poderia visitar, que teria que ter um artigo apenas para falar sobre como planejar sua viagem à China.

Na China você poderá ver um panda

Mas para você que quer conhecer a China, mas também quer passar por outros lugares da Ásia, você acabará em dúvida sobre ir a um desses lugares: Hong Kong, Macau, Xangai e Pequim.

Cidade antiga em Xangai

Xangai e Pequim estão um pouco fora do circuito do sudeste Asiático, e acabam nos roteiros por serem escalas comuns das companias aéreas. Neste caso, se seu voo para em uma dessas cidades, você deve pensar seriamente em fazer um stopover. Veja nosso roteiro para um stopover em Xangai.

Paisagem do centro comercial de Xangai

Mesmo que seu voo não tenha parada na China, ir a Hong Kong ou Macau com as companhias aéreas de baixo custo, é rápido e barato. E Hong Kong é um lugar para conhecer. Eu nunca vi tantas lojas, tantos shoppings, tantas pessoas. Não é à toa que Hong Kong é uma das maiores economias do mundo.

Jardim de bonsai em Hong Kong

E quem vai a Hong Kong, deve passar pelo menos um dia em Macau, ilha vizinha. Macau é a Las Vegas da China. Cheia de cassinos e hotéis maravilhosos. Para completar, uma das línguas oficiais de Macau é o português, já pensou ver letreiros em português na China? Em Macau isso acontece.

Cassinos em Macau

Separe ao menos 5 dias para conhecer Hong Kong e Macau. Essas cidades são cosmopolitas e vão deixar seu roteiro mais completo. Nós, por exemplo, voamos das Filipinas para Macau, e foi bem legal sair de um destino de praias paradisíacas para um lugar cheio de cassinos e compras.

Arquitetura em Macau

Malásia

A Malásia se revelou um destino bem diferente do que eu esperava. A capital Kuala Lumpur é muito bonita e desenvolvida. Entre as atrações mais famosas estão o Batu Caves, templo hindu e as Torres Petronas, construção que orgulha a cidade, e já foi a mais alta do mundo.

Torres Petronas em Kuala Lumpur na Malásia

Além de arranha céus e templos, também há belíssimas praias na Malásia, as quais estão inclusive nas rotas de cruzeiros. Mas em geral, para quem viaja nas férias, a decisão de praias fica sempre entre Tailândia, Indonésia e Filipinas.

Batu Caves, templo indu na Malásia

Na Malásia fique pelo menos 3 dias para conhecer a capital. Caso decida também ir a uma praia, separe mais dias.

Laos

Laos é um país difícil de chegar. Eu queria muito incluir o Laos em minha última viagem a Ásia, mas para chegar lá eu perderia um dia de viagem ou gastaria muitos dólares em uma passagem aérea.

As passagens para o Laos são mais caras do que para outros destinos da Ásia. Além disso, estradas que levam até o país não são boas. Há quem faça o percurso de barco, levando o dia para chegar.

Arquitetura no Laos

Mas o Laos é uma joia rara no meio da Ásia. Eu ainda vou para o Laos um dia. Há templos e uma natureza incrível. A foto da cachoeira mais linda que eu já vi, fica no Laos. E eu li muita coisa boa sobre o país.

Kuang Si, famosas cachoeiras do Laos

A minha dica é, se você tem tempo e disposição ou tem um bom orçamento de viagem, coloque o Laos na sua viagem.

Roteiros Ásia - 15,20 e 30 dias

Poderíamos montar infinitos roteiros, somente com os países sobre os quais falei a respeito. Mas tem muito mais opções. Tem Índia, Maldivas, Nepal, entre muitos outros. Eu apenas falei sobre os mais turísticos.

Abaixo algumas ideias de roteiros. Roteiros de 15, 20 e 30 dias para você se inspirar.

Roteiros de 15 dias

Abaixo algumas ideias de roteiros com 15 dias:

Roteiro de 15 dias com muitas praias
Tailândia 7 dias + Filipinas 8 dias
Tailândia 7 dias + Indonésia 8 dias
Filipinas 15 dias

Roteiro de 15 dias com destinos bem diferentes entre si
Tailândia 7 dias + Vietnã 4 dias + Singapura 4 dias
Filipinas 8 dias + Vietnã 4 dias + Singapura 3 dias
Tailândia 8 dias + Myanmar 4 dias + Singapura 3 dias
Tailândia 8 dias + Camboja 4 dias + Singapura 3 dias
Tailândia 7 dias + Camboja 3 dias + Hong Kong 5 dias

Roteiro para quem gosta de museus e história
Vietnã 4 dias + Camboja 3 dias + Myanmar 5 dias + Tailândia 3 dias
Tailândia 7 dias + Camboja 3 dias + Myanmar 5 dias

Roteiros de 20 dias

A seguir sugestões de roteiros com 20 dias:

Roteiro de 20 dias ideal para quem quer conhecer muitas praias
7 dias Indonésia + 7 dias Filipinas + 6 dias Tailândia
10 dias Tailândia + 10 dias na Indonésia ou Filipinas

Roteiro de 20 dias ideal para quem quer conhecer destinos bem diferentes entre si
Tailândia ou Filipinas ou Indonésia 8 dias + Vietnã ou Laos 4 dias + Myanmar ou Camboja 4 dias + Hong Kong ou Singapura com Malásia 4 dias

Roteiro de 20 dias com países próximos uns dos outros
Tailândia 7 dias + Camboja 3 dias + Singapura 3 dias + Malásia 3 dias + Laos 4 dias

Roteiros de 30 dias

Roteiros de 30 dias na Ásia são um sonho. Eu fiz uma viagem de 30 dias achando que ficaria cansada, mas eu não queria mais vir embora. E é possível conhecer os destinos com mais calma.

A verdade é que com 30 dias você poderá combinar vários dos países mencionados. Mas lembre-se de escolher destinos que combinam com você. Vou deixar de exemplo nosso roteiro.

10 dias nas Filipinas (poderia trocar por Tailândia ou Indonésia) + 4 dias Vietnã + 5 dias Myanmar (poderia trocar por Camboja) + 3 dias em Hong Kong (poderia trocar por Singapura) + 2 dias em Macau (poderia trocar por Malásia) + 3 dias em Bangkok + 3 dias de voo ida e volta.

A minha dica é que você coloque um destino de praia, escolha entre Tailândia, Indonésia ou Filipinas. Coloque também um destino exótico, com história e templos como o Myanmar, Vietnã, Camboja ou Laos. Não deixe de adicionar uma cidade bem moderna como Hong Kong, Macau, Singapura ou Malásia. Usando essa dica, você conhece países com identidades bem distintas em uma só viagem, e volta para a casa com a sensação de conhecer mais da Ásia.

Gostou das dicas? Está com dificuldade de definir seu roteiro? A gente pode planejar sua viagem com você. Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.