INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Salar de Uyuni: O guia para sua viagem

Quer saber tudo para sua viagem até o Salar de Uyuni? Neste post você saberá onde fica o Salar de Uyuni, como chegar até lá, a melhor época para visitá-lo, como lidar com a alta altitude e como combinar sua visita ao Atacama com o Salar de Uyuni. Além disso, tem também uma dica de empresa para fazer o tour.

Onde fica o Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni fica no sul da Bolívia, na cidade de Uyuni, departamento de Potosí, na Bolívia. Uyuni fica a 300 km da cidade de São Pedro do Atacama no Chile e 460 km da cidade de La Paz, capital da Bolívia.

Uyuni é uma pequena cidade e, apesar de ser famosa pelo fato de ter a atração turística mais famosa da Bolívia - o Salar de Uyuni, não tem um infraestrutura turística muito desenvolvida. Os hotéis são simples, os banheiros públicos mais ainda e a cidade não tem muitas opções de restaurantes e compras.

Salar de Uyuni espelhado

A maioria dos turistas vai até Uyuni apenas para conhecer o Salar, e por isso grande parte deles fica apenas um dia na cidade. Esse tempo é o suficiente para visitar o Salar, e algumas atrações próximas a ele, como o cemitério de trens.

A melhor época para visitar o Salar de Uyuni

A melhor época para visitar o Salar de Uyuni é entre abril e dezembro se você quer ver o salar seco e os meses de fevereiro e março se você quer ver o salar espelhado. Janeiro chove muito, e a chuva que cai em janeiro alaga o Salar e dá aquele aspecto de espelho a ele. Em fevereiro também chove, e se você sonha em ver as nuvens refletidas no salar já vou avisando que corre o risco de chegar lá e estar chovendo, mas é um risco que quem quer ver o salar espelhado tem que correr, não tem jeito.

Como ir ao Salar de Uyuni

Para chegar ao Salar de Uyuni há quatro maneiras:

1-  A maneira preferida: Avião mais Tour no Atacama

Pegue um voo do Brasil até Calama para chegar no Deserto do Atacama. Fazer um tour partindo do Deserto do Atacama para chegar até o Salar de Uyuni é a maneira preferida dos viajantes. Afinal, deste modo, você pode conhecer também o Deserto do Atacama, que é lindo. Além disso, o tour para em vários lugares no sul da Bolívia em que só é possível chegar em carros 4X4.

Dentro do carro 4X4 admirando a paisagem

2- Economizando: Avião e ônibus

Ir de avião do Brasil até La paz e lá pegar um ônibus até Uyuni na Bolívia. Tenha em mente que o ônibus até Uyuni não será um só. Os turistas que escolhem essa modalidade geralmente têm mais tempo disponível e param em algumas cidades próximas a Uyuni, como Sucre e Cochabamba. Uma menina que estava conosco fez essa opção e havia um ônibus Uyuni – La Paz, mas são horas de viagem. Chegando em Uyuni basta escolher uma das muitas agências e seguir para o Salar.

3-  Mais rápida: Dois voos

Ir de avião do Brasil até La Paz ou Santa Cruz de La Sierra e nestas cidades pegar um segundo voo para Uyuni. Essa opção é a mais rápida e também a mais cara. O voo até Uyuni é feito pela companhia boliviana Amaszonas, em aviões bem pequenos, por isso esteja preparado para turbulências.

4- Meio termo: Dois voos e um ônibus

Ainda existe a possibilidade de ir do Brasil a Santa Cruz de La Sierra, pegar um avião interno até Sucre (cidade Boliviana de porte médio) e de Sucre pegar um ônibus até Uyuni. Muitos dizem que, para quem não que ir e voltar pelo Deserto do Atacama, essa é uma opção menos cara que usar só avião, e mais confortável que fazer tudo de ônibus.

Salar de Uyuni e o Deserto do Atacama

Eu indico que você combine a viagem ao Salar de Uyuni com o Deserto do Atacama. E se tiver disposição pode fazer como a gente e aproveitar para conhecer a Bolívia. O tour que sai do deserto tem duas opções. Você pode ir até Uyuni em três dias e ficar em Uyuni, ou pode ainda voltar com o próprio tour e a viagem neste caso é feita em quatro dias.

Deserto do Atacama

A gente foi em três dias até Uyuni e ficamos lá, pegamos um ônibus de Uyuni até Sucre, aproveitamos para passear um pouquinho em Sucre e então pegamos um voo para Santa Cruz de La Sierra, e foi bem legal poder conhecer mais da Bolívia.

Altitude no Salar de Uyuni

Uma das minhas maiores preocupações da viagem ao Salar de Uyuni era a altitude. Eu nunca tinha ouvido falar em soroche, nem em mal de altitude, e para ser sincera nem pensei que eu teria que me preocupar com altitude na viagem. Mas foi só começar a pesquisar um pouquinho sobre o salar que esse tema apareceu.

O Salar de Uyuni está a aproximadamente 3700 m de altitude, e é o deserto de sal mais alto do mundo. Para piorar, o tour que sai do deserto passa por lugares a mais de 5000 m de altitude. Para ter uma ideia do problema essa altitude é metade da altura de um voo comercial, só que neste caso não tem pressurização de cabine, seu organismo tem que se acostumar com a altitude sozinho.

Vulcão na Bolívia

E é aí que acontece o problema. Nosso corpo demora um tempo para se habituar às mudanças de altitude.  Mas em uma viagem, a gente muda de altitude muito rapidamente e por isso algumas pessoas tem o mal estar de altitude chamado soroche.

A sensação varia de pessoa para pessoa, mas pode ocorrer cansaço, dor de cabeça, enjoo, vômito, insônia, taquicardia, desmaios, e em situações mais extremas até a morte. Os sintomas mais extremos ocorrem geralmente em pessoas que vão fazer hiking em vulcões e montanhas. Mas para gente que é um viajante de tour e não vai escalar vulcão, basta tomar alguns cuidados para evitar o mal estar e aproveitar a viagem.

A primeira dica é descansar no dia de chegada ao Deserto do Atacama se você for pelo deserto. Depois escolha os passeios por ordem de altitude, da menor altitude para a maior, assim vai se acostumando aos poucos com a mudança. Beba muita água e compre as folhas de coca, é incrível como funciona. Seguindo esses conselhos dificilmente você terá mais que uma dor de cabeça leve e algum enjoo. No nosso grupo de seis pessoas todos estavam bem, apenas com dores de cabeça.

Existem pessoas que são mais sensíveis a variação de altitude e podem passar mal mesmo se cuidando. A internet está cheia de relatos de pessoas que precisaram voltar porque passaram mal. Esteja atento aos seus sintomas. Se você desmaiar, delirar ou experimentar algum sintoma que julgue anormal, peça para o guia te levar a um hospital. Eles farão isso e ficará tudo bem, não extrapole os limites do seu corpo.

Tour Salar de Uyuni: Qual empresa escolher?

Há diversas empresas que fazem o tour do Deserto do Atacama ao Salar de Uyuni. O serviço é bem parecido em todas elas, são as mesmas paradas, os mesmos restaurantes, a mesma comida. Os dormitórios também são do mesmo nível.

A diferença entre empresas está basicamente nos carros e nos motoristas. Alguns carros quebram na estrada. Mas os motoristas se ajudam. O nosso carro não quebrou, mas tivemos que dar carona a um menino de um carro que quebrou. Ou seja, o serviço acaba sendo bem parecido.  

Carros do Tour no Salar de Uyuni

Já quando o assunto é o motorista, a questão é mais complicada. Pois há relatos de malas perdidas e motoristas bêbados. Eu não vi nada disso, mas cuidado nunca é demais, por isso pesquise.

Eu vou falar da empresa que fez nosso tour. Escolhemos essa empresa pelas boas avaliações no Trip Advisor. Na hora de escolher a empresa verifique as avaliações recentes para ver como anda o nível de serviço deles. A empresa é Skyline, e fizemos o tour do Salar de Uyuni, Laguna Cejar e Valle de La Luna com eles. A empresa é boliviana, e isso significa que você segue todo o percurso com a mesma empresa. Empresas chilenas que não tem filial na bolivia precisam subcontratar empresas bolivianas na fronteira, e fica difícil saber exatamente qual empresa fará seu tour pela Bolívia.

Agora você já sabe onde fica o Salar, como chegar até lá e a melhor época para visitá-lo. Também já tem dicas de como se preparar para enfrentar a altitude e como escolher a empresa para fazer o passeio. Então boa viagem!!!