INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Roteiro de 4 dias em Paris

Neste post você poderá conferir um roteiro de quatro dias em Paris com os principais pontos turísticos e dicas para planejar sua viagem. Além disso, compartilhamos dicas do que comer em Paris e a nossa planilha de gastos da viagem

Planejar uma viagem a Paris não é fácil. A cidade tem muita coisa para ver, muitos pontos turísticos, milhares de restaurantes. É preciso saber priorizar as atrações de acordo com seus interesses para conseguir aproveitar ao máximo os seus dias na capital francesa.

Nós ficamos 4 dias inteiros em Paris, sendo que chegamos de noitezinha. Foi um tempo bom para conhecer a cidade, mas não dá para ver tudo. Mesmo que você fique dez dias em Paris, não verá tudo.

Como chegamos de noite, apenas saímos dar uma voltinha no bairro em que ficava nosso hotel. Era época de Eurocopa e os bares estavam lotados. E nas ruas haviam alguns enfeites como bandeirinhas. Reparamos na arquitetura dos prédios, reparamos em tudo. Era nossa primeira vez na Europa. Passamos por uma banquinha que fazia crepes enormes, não resistimos e compramos.

Dica: Encontrar um bom hotel em Paris não é tarefa fácil. Se você já sabe os dias que estará na cidade, veja nossas indicações de hotéis em Paris e não deixe para última hora.

Nosso roteiro de 4 dias em Paris

A seguir o nosso roteiro de 4 dias em Paris, detalhado passo a passo, incluindo mapas ao final.

Primeiro dia - Roteiro de 4 dias em Paris

No primeiro dia logo cedo começamos nosso roteiro. Primeiro fomos aos jardins do Palácio Real. Tudo impecável. Reparamos que os franceses podam as árvores de forma que sua copa fique em forma quadrada. Caminhamos pelo jardim, por volta de meia hora. Seguimos para o Museu do Louvre, era um pouco antes das 9 horas da manhã. Abria as 9 horas. Não tinha ninguém na fila, umas 5 pessoas apenas. Esperamos 10 minutos e abriu. Logo passou um garoto correndo por nós. Chegamos à conclusão que ele só poderia estar correndo em direção ao quadro da Monalisa. Corremos atrás dele, e de repente, ali estávamos: nós, o garoto e a Monalisa.

Museu do Louvre: Faixada do Museu do Louvre; Monalisa; Aposentos de Napoleão; Psique revivida pelo beijo de Eros

Dica: Sabe aquelas fotos que você vê na internet, quinhentas pessoas e o quadro da Monalisa. Essa é a foto da pessoa que ficou dormindo no hotel, acordou tarde e resolveu ir ao Louvre. Faça um esforço e chegue uns minutinhos antes de abrir.
Depois disso, vimos algumas obras que havíamos marcado, como Vênus de Milo, Psique e os aposentos de Napoleão. E algumas outras vimos pelo caminho. O Louvre é enorme. Você pode passar o dia inteiro lá, ou até mais de um dia. Nós nos planejamos para ficar 4 horas, e então fizemos uma listinha do queríamos ver. No site tem um mapa do museu que pode te ajudar.

Logo que saímos do museu, fomos ao Jardin des Tuileries, fica pertinho do museu. É aquele parque que tem a roda gigante. Comemos no parque.

Jardim das Tulieres

Dica: é comum, em Paris, ver pessoas com toalhas estendidas nos parques fazendo um lanche. Entre no clima e prepare seu piquenique, basta levar uma canga e comprar alguns itens no mercado.

Continuamos caminhando na mesma direção, e após a roda gigante, passamos pela Praça de La Concorde e a belíssima Ponte Alexandre III. Após isso pegamos a Rua Champs-Èlysées, conhecida por ser uma das ruas mais bonitas do mundo. Cheia de lojas de grife e restaurantes.

Ponte Alexandre III

Dica: Vá a Ladurré e aproveite para comer os famosos macarons.

No fim da Champs-Elysées fica o Arco de Triunfo (atração super recomendada que está inclusa no Museum Pass). Nós fomos no fim da tarde, quase não haviam filas. Após subir muitos degraus de escada, parando a cada vinte para respirar um pouquinho, pudemos ver o sol se pondo lá de cima. Foi ótimo para tirar fotos e compensou cada degrau.

Arco de Triunfo: vista do topo

Paris vista de cima do Arco de Triunfo

De lá pegamos um metrô e fomos até a estação Trocadero. Nesta estação há um lugar, onde dizem ter a melhor vista da Torre Eiffel, você lerá em alguns blogs que é um lugar que quase ninguém sabe, mas a verdade é que todo mundo já descobriu esse lugar.

Quando chegamos já era noite e pudemos ver a Torre Eiffel acesa. A vista realmente é linda, mas tem bastante gente por lá. Basta ter paciência que você conseguirá uma foto. Nós não subimos na torre, deixamos para subir em um outro dia enquanto tinha sol. Mas se quiser ver as luzes da cidade ou jantar no restaurante que tem no topo da torre (reserve antes) suba durante a noite.

Torre Eiffel: vista da Estação Trocadero durante a noite

Assim termina nosso primeiro dia em Paris.

Dica 1: A Torre Eiffel é a atração mais famosa de Paris, programe-se para vê-la de dia e de noite.

Dica 2: muitos dirão para você comprar a subida da torre com antecedencia, o problema é que tem hora marcada e em Paris chove muito. Então você corre o risco de ter que subir na torre e não ter boa visibilidade. Eu acho que compensa você escolher um dia de sol e ir cedo para torre, foi isso que fizemos e não nos arrependemos!

Dica 3: Que tal fazer um cruzeiro de uma hora pelo Rio Sena. Veja essa opção super em contade um cruzeiro noturno em Paris,para você ver os principais pontos da cidade iluminados.

Segundo dia - Roteiro de 4 dias em Paris

No outro dia, fomos ao Palácio de Versailles, que fica na cidade de Versailles, aproximadamente 20 Km de Paris. Fomos e voltamos de ônibus, que era o meio mais barato. Chegamos cedo. Não tinha fila alguma. Passamos umas seis horas lá. Vimos cada cômodo do palácio, almoçamos nos jardins, e passamos algum tempo passeando por lá.

Palácio de Versailles

A tarde enquanto saíamos reparamos na fila gigantesca que havia se formado.
Dica: chegue cedo, não perca o tempo precioso de sua viagem a Paris nas filas. Acredite, cedo sempre será melhor.

Voltamos a Paris e descemos na estação mais próxima à Basílica do Sagrado Coração (Sacré-cœur), uma igreja Católica Romana que fica no alto de um morro. Você pode vê-la até do alto da torre Eiffel. É mais uma das atrações imperdíveis em Paris.

Basílica do Sagrado Coração (Sacré-cœur)

Perto da Sacré-Coeur, fica o muro do amor, que tem a palavra amor escrita em mais de 300 línguas, e o Moulin Rouge, um famoso cabaré construído em 1889 que tem shows até os dias de hoje. Você pode comprar ingressos e assistir um show nesse cabaré que é um dos mais famosos do mundo, veja ingressos aqui. E assim terminamos nosso terceiro dia em Paris.

Moulin Rouge

Terceiro dia - Roteiro de 4 dias em Paris

No dia seguinte, começamos o dia indo até o Pantheon, um monumento situado no monte Genoveva, construído em homenagem a Santa Genoveva padroeira da cidade. É uma visita bem interessante, lá estão os restos mortais de diversas personalidades, incluindo Voltaire. Depois fomos ao Jardim de Luxemburgo, compramos alguns doces e fizemos um piquenique por lá. O Jardim é enorme, com muitas flores, muito bonito.

Jardim de Luxemburgo

Depois do almoço fomos ao Museu de Orsay, que está entre os três mais visitados de Paris e está incluso no Museum Pass. Lá você poderá ver obras de Monet, Van Gogh entre outros.

Museu de Orsay: Auto Retrato e A Igreja de Auvers, ambas de Van Gogh

Se ainda tive pique, passe pela Pont des Arts, onde costumava ter milhares de cadeados de amor pendurados, e vá a Sainte-Chapelle, é uma visita rápida, você poderá conhecer a igreja e subir na parte de cima onde tem os maravilhosos vitrais coloridos.

Vitrais da Sainte-Chapelle

Se preferir, vá direto a Catedral de Notre Dame, super imperdível, e que dispensa apresentações. Para mim é a mais perfeita tradução de construção de estilo gótico. Observe todos os detalhes, são muitos. Você também poderá acessar uma das torres da catedral e ver o campanário onde viveu o famoso corcunda de Notre Dame.

Detalhes da arquitetura da Catedral de Notre Dame

Dica: depois dessa visita você poderá provar o sorvete da Berthillon Glacier, que muitos dizem ser um dos melhores sorvetes do mundo. Eu achei muito bom, mas nem se eu provasse todos os sorvetes do mundo saberia dizer qual é o melhor.

Quarto dia - Roteiro de 4 dias em Paris

No nosso último dia em Paris, um lindo dia de céu azul, fomos a Torre Eiffel, chegamos mais ou menos às 9:30 da manhã. Já tinha bastante fila, mas a fila andava rápido. Em uma hora de espera estávamos entrando no elevador. A visita é feita em duas partes, primeiro até 115 metros de altura, e depois pega um novo elevador até 276 metros. Aproveite a vista lá de cima!

Torre Eiffel

Vista do topo da torre Eiffel

Dica: existe mais de um valor de entrada. Entre no site oficial e descubra o melhor ingresso para você.
Depois que descemos, fomos ao Museu Rodin, o meu preferido. Lá você encontrará as esculturas de Rodin. A mais famosa é “O Pensador”, mas há muitas outras, todas lindas. Há esculturas espalhadas pelos jardins. É uma visita muita legal.

Esculturas no jardim do Museu Rodin

Depois do museu, fomos passear de bicicleta em Paris. Usamos o programa Velib. Basta cadastrar um cartão de crédito. Um valor é bloqueado do seu cartão, como um seguro, caso a bicicleta não seja devolvida. Não deixe de andar pelas margens do rio Sena, é lindo.

Margens do rio Sena em Paris

Dica 1: aproveite e faça um passeio de barco no rio Sena. É um programa típico para fazer em Paris, e uma ótima maneira de se despedir da cidade.

Dica 2: Se estiver com crianças, ou se você gosta de parque de diversões você pode querer passar um ou dois dias nos Parques da Disney em Paris. Veja ingressos aqui .

O que comer em Paris

Eu não poderia deixar de falar sobre a culinária francesa. Eu não sou uma grande especialista gastronômica. Mas ouso dar algumas dicas do que comer em Paris. Você não pode ir embora da cidade sem provar, pelo menos um croissaint, um crepe, uma sopa de cebola, um creme brûlée, um queijo Roquefor (100% francês), alguns macarrons (pequenos biscoitos com recheio) e muitos vinhos.

Tente não provar o famoso e polêmico foie gras, patê do fígado do pato que foi engordado de maneira forçada para que seu fígado atingisse até dez vezes o seu tamanho normal. Infelizmente na época de minha viagem a Paris eu não sabia o modo de preparo desse alimento. O gosto do patê não é bom, vai por mim, e você ainda estará incentivando o maltrato de um animal.

Comidas típicas francesas: sopa de cebola, foie gras, macarrons e creme brûlée

Quanto custa viajar para Paris

O preço de sua viagem a Paris está muito relacionado ao tipo de viajante que você é. Isso porque a cidade é tão cheia de opções, que você poderá ficar em um quarto de hostel com 8 camas ou em uma suíte de hotel 5 estrelas carissímo.

Abaixo você encontra a planilha com as atrações e os custos da nossa viagem. Ficamos em um hotel, com quarto privativo mas banheiro compartilhado, comemos em restaurantes bons e baratos. E compramos o Museum Pass para economizar na entrada das atrações.

Dica: É altamente recomendável adquirir o Museum Pass que lhe permite entrar em diversas atrações. Nós compramos o de quatro dias e compensou muito.

Custos da viagem de Paris para 2 pessoas durante 4 dias em JUN/2016
1 = Atrações inclusas no Museum Pass
DescriçãoGasto Moeda LocalGasto ReaisDicas
Museum Pass€124,00R$520,80
Compre na sua chegada no aeroporto portão L
Chip Mobicart Internet Mobile 150MB €5,00R$21,00
Chip local, não é o pacote de turista.
Transporte Aeroporto - Hotel €25,20R$105,84
Hotel 4 diárias - Reserve aqui€316,00R$1.327,20
Quarto privativo banheiro compartilhado no hotel L'Ami Justin
10 Tickets de Metro€14,10R$59,22
Palácio Real€22,00R$92,40
Museu do Louvre¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Jardim das Tuileries€0,00R$0,00
Place de la Concorde€0,00R$0,00
Pont Alexandre-III€0,00R$0,00
Champs-Èlysées€0,00R$0,00
Arco do Triunfo¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Estação Trocadeiro-Vista Torre€0,00R$0,00
Transporte Público Hotel-Palacio Versalles€2,00R$8,40
Palais de Versalhes¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Sacré-cœur€0,00R$0,00
Entrada Gratuita
Muro do "Eu te amo" (Le mur des je t'aime)€0,00R$0,00
Moulin rouge€0,00R$0,00
Panthéon¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Jardin du Luxemburgo€0,00R$0,00
Musée Orsay¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Pont des arts€0,00R$0,00
Saint Chapelle¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Cathédral Notre-Dame¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Torre Eiffel €34,00R$142,80
Passeio de Bike€5,60R$23,52
Usamos por umas duas horas. É bloqueado um valor de 150EUR para cada bicicleta retirada. O valor é desbloqueado após a bike ser devolvida.
Passeio de Barco€30,00R$126,00
Musée Rodin¹€0,00R$0,00
Paris Museum Pass
Transporte Trocadeiro-Aeroporto€24,10R$101,22
Fomos de metro
Jantar Dia Chegada Crepe€12,00R$50,40
Café dia 1€16,00R$67,20
Almoço dia 1€41,20R$173,04
Almoço no restaurante La Frégate
Jantar Dia 1 Comida de Mercado€5,45R$22,89
Café dia 2€4,45R$18,69
Café Mc
Almoço dia 2 La Grand Épicerie €40,00R$168,00
Jantar dia 2€30,00R$126,00
Comemos no hotel
Café dia 3€4,45R$18,69
Café Mc
Almoço Dia 3 €8,00R$33,60
Comida de Mercado para Piquenique
Jantar dia 3 €97,00R$407,40
Restaurante Les Papilles, com bebida, entrada, prato principal e sobremesa
Café dia 4€4,45R$18,69
Café Mc
Almoço dia 4€46,50R$195,30
Almoço em restaurante
Lanche dia 4 €3,15R$13,23
Hamburgueres de mercado
Sorvete Berthillon Glacier€9,00R$37,80
Dizem ser um dos melhores sorvetes do mundo
Queijo Francês€7,00R$29,40
TOTAL€930,65R$3.908,73

Gostou do nosso roteiro? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem assim como essa? A gente pode planejar sua viagem com você. Auxiliamos nas compras das passagens, montamos seu roteiro, encontramos o hotel que combina com você e cabe no seu orçamento. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.

Abaixo você pode utilizar nossos mapas com o roteiro de cada dia!

Mapa dia 1 em Paris
Mapa dia 2 em Paris
Mapa dia 3 em Paris
Mapa dia 4 em Paris