INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Parque Torres del Paine: tudo que você precisa saber para planejar sua viagem

Quer saber como planejar sua viagem para Torres del Paine? A gente reuniu neste post as principais informações para facilitar sua viagem: quando ir, como chegar, onde se hospedar e o que fazer em Torres del Paine. Ainda as opções de trilhas e circuitos e outras atividades de lazer.

Quando ir

A melhor época para visitar o Parque Torres del Paine é entre outubro e abril, isso porque no inverno neva, faz muito frio e algumas trilhas estão fechadas. Mas se você gosta da paisagem branca do inverno, gosta do frio e não se importa de deixar de fazer alguma trilha pode tranquilamente ir no inverno.

Vale lembrar que mesmo no verão há neve no topo das montanhas e faz muito frio. Em um mesmo dia pegamos um sol com calor, depois uma chuva com vento que parecia que ia nos derrubar, e para completar ainda pegamos neve quando chegamos no topo da montanha. Portanto prepare-se para viver todas as estações em um mesmo dia.

Como chegar em Torres del Paine

Para chegar você tem os aeroportos de Puerto Natales (2h de carro), Punta Arenas (4h30 de carro) e El Calafate (3h30 de carro). Então você deve comprar um voo multitrecho para uma dessas cidades, ou comprar separado um voo para Santiago ou Buenos Aires e depois para uma dessas cidades.

Alugar um carro é uma opção muito boa para quem não quer fazer os circuitos, além da facilidade, tem as paisagens por todo caminho. Mas para quem vai passar dias em trilhas e acampamentos recomendo ir de ônibus até Puerto Natales e depois pegar outro ônibus para o parque. Alugar um carro na Patagônia não é muito barato, e não vale a pena se você vai deixar ele parado no estacionamento.

Estrada que leva ao Parque Torres del Paine

Ingressos

Os ingressos podem ser comprados na entrada do Parque. Eles valem para três dias consecutivos. Caso você saia do parque, pode voltar nos outros dois dias seguintes. Isso permite que você possa se hospedar fora do parque. Para quem vai ficar lá dentro paga apenas um ingresso, mesmo que fique 10 dias.

O que fazer em Torres del Paine

Torres del Paine é um destino de trekking, muita gente vai lá para fazer trilhas em circuitos que podem levar até 10 dias para serem completados. Mas também tem gente que faz passeios mais tranquilos, geralmente oferecido pelos hóteis. E por último tem aqueles que vão de carro apenas em pontos estratégicos, e tiram fotos lindas. Ou seja, Torres del Paine é um destino bem democrático, e qualquer um pode viajar para este lugar incrível.

Uma das paisagens de Torres del Paine

Onde se hospedar

A parte mais difícil de planejar uma viagem a Torres del Paine é decidir onde se hospedar. Se você vai fazer o circuito, não há muito o que pensar, tem que dormir nos refúgios ou acampar dentro do parque. Neste caso você pode fazer as reservas no site oficial.

Mas para quem vai fazer as trilhas em dias separados, a dúvida é grande: dormir dentro do parque e desembolsar uma pequena fortuna nas diárias do hotel, acampar dentro do parque mesmo sem fazer o circuito e passar perrengue, ou dormir na cidade de Puerto Natales e gastar quatro horas no trajeto de ida e volta para o Parque.

Se você esta planejando a viagem com antecedência, deve pensar seriamente em se hospedar dentro do parque. Os hotéis são caríssimos, mas têm almoço e jantar incluídos, são lindos, têm translado do aeroporto até o parque (assim você economiza no transporte), e ainda oferecem guias e passeios dentro do parque, também inclusos nas diárias. Quando reservar o hotel, lembre-se de confirmar quais serviços ele oferece.

Veja aqui nosso guia de hotéis em Torres del Paine

Enfim, há algumas opções mais simples no parque: os hostéis. São pouquissímas opções, quase sempre esgotadas e no meu ponto de vista com um péssimo custo benefício, já que não ofereciam nada, apenas uma cama para dormir e os preços ainda eram altos.

A gente não optou por nenhuma dessas alternativas. Até tinhamos feito reserva em um camping dentro do parque, mas como eles não confirmaram a reserva, e não responderam nossos emails, cancelamos. Encontramos um chalé que ficava dentro de uma estância rural e, neste caso, ficamos apenas a uma hora de distância do parque. Achamos que esse meio termo atendia bem nosso propósito de viagem que era fazer trilhas durante o dia e ter um lugar confortável e aquecido para dormir à noite. Você pode fazer a reserva pelo Booking.

Nosso chalé: simples, quentinho e confortável

Como funcionam as trilhas em Torres del Paine

Se você está disposto a se aventurar e encarar as trilhas, vai encontrar paisagens lindas. Abaixo o mapa oficial do parque e as dicas de possíveis roteiros, variando do nível difícil ao nível mais acessível.

Mapa oficial esquematizado com opções de rotas

Você pode fazer o circuito W de 4 dias (em vermelho), o mais conhecido deles. Ou ainda o circuito O (em azul) que pode durar de 7 a 10 dias, com nível de dificuldade alto recomendado para pessoas que já tem experiência em trekking e acampamento. Nesses circuitos, você dorme em pontos estratégicos no meio do parque e tem que carregar todas as suas coisas pelas trilhas.

Neste caso as hospedagens serão dentro do parque, podendo optar por acampamento e refúgios. Para fazer a reserva você tem que acessar o site oficial do parque. Lá você encontrará as opções de hospedagem no meio das trilhas, sendo a única forma para quem faz o circuito de forma independente, ou seja sem agência.

Paisagem da trilha que leva a Base das Torres

Se você gosta de trilhas, mas não quer acampar, pode fazer as trilhas separadamente (em verde na imagem com o mapa). Neste caso fique pelo menos 3 dias. A trilha que vai até a base das torres é a mais famosa e tem duração de aproximadamente 10 horas, ida e volta. Ainda pode fazer a trilha do Vale do Francês, que tem duração de 12 horas incluindo 30 minutos do barco. Preste atenção no horário de saída do último barco para voltar! E por fim poderá fazer um passeio de barco pelo glaciar no último dia. São passeios que duram um dia e você poderá voltar e dormir em um dos hotéis do parque ou até mesmo voltar e dormir em um hotel em Puerto Natales, ou cidades da região.

Base das torres, ponto mais conhecido do parque, pode ser feito em um dia

Há uma opção pouco conhecida, que umas meninas que conhecemos fizeram. Para quem não quer acampar 3 dias no circuito W, mas quer ter um gostinho do circuito, essas meninas tiveram uma ideia super simples, mas que ninguém pensaria, elas fizeram um circuito U (em amarelo). Esse circuito nem existe, e nada mais é que fazer apenas um pedaço do circuito W. Elas começaram a trilha no Hotel Las Torres, foram até a Base de las Torres e, quando chegaram no Vale do Francês, voltaram e pegaram o barco que leva para as estradas do parque e terminaram no meio do circuito. É um jeito para quem não tem experiência de trekking e acampamento ter um gostinho de como é. Já vou avisando que mesmo neste caso, você terá que caminhar muito e acampar por uns dois dias, e ainda carregar suas coisas, mas está aí uma opção bem incomum que pode combinar com você.

Além das trilhas

Para quem não gosta, ou não pode se exercitar, ou está com crianças: há um passeio de um dia de carro que passa nas principais paisagens do parque. Dizem que é bem corrido mas pode ser uma opção. Ou ainda, se você está disposto a gastar, você pode se hospedar em um dos hotéis maravilhosos que tem dentro do parque, esses hotéis oferecem passeios tranquilos que podem ser feitos por qualquer pessoa, e ainda oferecem translado gratuito do aeroporto até o parque. Os passeios incluem andar de bicicleta pelo parque, andar a cavalo ou mesmo piquiniques à beira do lago com paisagens lindas.

Paisagem do Parque

Você ainda pode passar um dia de carro, fazendo trilhas curtas de 1h a 3h de duração que levam a mirantes com paisagens lindas. Nós fizemos algumas dessas trilhas e fomos ao Mirador dos Cuervos, Mirador Pehoe entre outros. Esta opção seria possível até para quem viaja com crianças acima de 8 anos (minha opnião).

Mirador Salto Grande - trilha de aproximadamente 1h30min

Enfim, não falta coisa para fazer em Torres del Paine, seja você um viajante chique ou hippie, atlético ou não. Há muita dúvida sobre esse destino que apesar de ser conhecido como um destino de trekking pode ser uma viagem inesquecível para qualquer pessoa.

Gostou do nosso roteiro? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem assim como essa? A gente pode planejar sua viagem com você. Auxiliamos nas compras das passagens, montamos seu roteiro, encontramos o hotel que combina com você e cabe no seu orçamento. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.