INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

O que fazer em Teresópolis - trilhas e atrações da cidade

Se você vai passar um fim de semana ou feriado na região serrana, e escolheu Teresópolis como destino, deve estar querendo saber tudo sobre o que fazer na cidade. Neste post você encontra os principais passeios, atrações, restaurantes e dicas de hospedagem.

Teresópolis

Teresópolis é uma cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro. A região é simplesmente linda. De vários pontos da cidade é possível ver as montanhas e o famoso “dedo de deus”, uma formação rochosa que lembra um dedo apontando para o céu.

Vista da cidade de Teresópolis

Além de paisagens lindas, Teresópolis também é um destino para quem quer aproveitar um clima mais frio. No inverno as temperaturas podem chegar a menos de 10 graus. Além disso, a gastronomia na cidade é cheia de boas opções.

Confira o que fazer em Teresópolis

Abaixo nossa lista de atrações recomendadas pelo Viagem na Planilha.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

É a principal atração de Teresópolis. O Parque da Serra dos Órgãos é muito organizado. Lá dentro há opções de várias trilhas, que variam do nível fácil até o nível mais difícil. Eu vou falar de todas as trilhas aqui.

Informações sobre trilhas, o tempo de trilha mencionado é apenas ida, com exceção da trilha 360 que o tempo está total

Trilha Suspensa: essa trilha tem uma hora, ida e volta, e é nível leve. A trilha é toda feita em madeira, você nem sujará seu sapato. Essa trilha é indicada para adultos e crianças. Se você consegue caminhar uma hora, poderá fazer essa trilha tranquilamente.

Trilha suspensa

Você verá a vegetação, pois a trilha suspensa foi toda feita dentro da mata, ela é bem legal. Uma atração imperdível em Teresópolis. Não esqueça de levar seu carro até o estacionamento da trilha suspensa, pois da portaria até o início da trilha é um pouco longe.

Trilha Cartão Postal: a trilha cartão postal, como o nome diz, leva até um mirante que tem uma vista privilegiada do Dedo de Deus. É o meu mirante preferido dentro do parque. A trilha é mais difícil que a primeira. São quase 2 horas de trilha ida e volta.

Eu vi crianças fazendo essa trilha. É decisão dos pais, difícil de opinar. Se você for levar, acho importante estar disposto a cuidar do seu filho o tempo todo, dando a mão e colo se precisar. Mas eu indicaria a crianças maiores de 10 anos, e crianças que tenham preparo físico. Você conhece seu filho melhor do que ninguém e saberá se ele deve ou não fazer uma trilha com essa duração.

Mirante da trilha do cartão postal

Além disso, a ida até o mirante é uma subida. São vários degraus construídos com pedaços de madeira. É bem rústico e eu fiquei um pouco cansada durante o percurso. Mesmo adultos precisam ter cuidado ao caminhar. Se tiver chovido poderá estar liso.

Trilha 360: fizemos a trilha 360 junto com a Cartão Postal, quando você volta do mirante do Dedo de Deus, uma das opções é pegar essa trilha. Foi muito legal e pudemos ver mais um mirante, dessa vez a vista da cidade de Teresópolis. São 2,5 horas a trilha toda, mas se você pegar o caminho pela trilha do cartão postal já terá andado um bom pedaço.

A trilha 360 pega parte da trilha cartão postal e trilha do mirante Mozart

Se você não tem bom preparo físico, indico não fazer essa trilha. Pois fazer essas três trilhas em um dia só pode ficar um pouco pesado. Mas se você costuma se exercitar, com um pouco de esforço poderá ver tudo. Não precisa ser um atleta profissional para fazer essa caminhada.

Mirantes da trilha 360

Trilha da Primavera: super curtinha, se você decidir não levar seus filhos na Trilha Cartão Postal, pode levar na trilha primavera, ela é quase toda plana, e serve mesmo para ter um contato com a natureza. São 40 minutos ida e volta.

Trilha da Pedra do Sino: essa é a mais longa das trilhas, somente com um bom preparo físico. Para fazê-la você precisa de um dia inteiro, se for inverno, você poderá ter que levar lanternas. Algumas pessoas fazem essa trilha em dois dias, e dormem em refúgios que ficam dentro do parque e são próprios para os turistas.

Dica: se você curte aventuras extremas não deixe de pesquisar sobre a travessia Teresópolis-Petrópolis. São três dias de trilhas intensas e paisagens lindas.

Pedra da Tartaruga

Localizada dentro do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Outra ótima trilha para fazer na cidade, é a trilha até a Pedra da Tartaruga. E o nível de dificuldade dependerá do carro que você tem. O nosso ficou longe da portaria, e tivemos que ir andando até o início da trilha. A gente até viu uns carros parecidos com o nosso lá em cima, mas não arriscamos.

Então, se você arriscar ou tiver um carro que dá conta de estradas de terra com buracos, a trilha até a Pedra da Tartaruga deve ter de 20 a 30 minutos ida, e mais isso para a volta. Novamente vimos muitas crianças, e se você for com calma, acho tranquilo levá-las.

Pedra da Tartaruga

A vista é simplesmente linda, panorâmica. E para ir até lá não pagamos nada. Você verá todas as montanhas da região serrana. Tente chegar no fim da tarde para ver o pôr do sol, mas cuidado com o horário para não voltar no escuro. Enfim, a Pedra da Tartaruga é recomendada para toda a família. Vista linda. Contato com a natureza e custo zero.

Outra vista da Pedra da Tartaruga

Dica: Se você gosta de aventuras pode buscar por uma empresa que faça rapel na Pedra da Tartaruga.

Feirinha do Alto - Feirarte

Falamos muito sobre trilhas e natureza. Mas a cidade de Teresópolis também tem muito coisas para fazer. E uma das atrações urbanas em Teresópolis é a Feirarte, feira com comida, roupas e artesanato.

Se você gosta de explorar essas feirinhas, vai encontrar verdadeiros achados por lá. Eu amei algumas coisas em madeira, infelizmente como estamos em mudança, não compramos nada. Mas tem muita coisa legal para casa e até mesmo algumas roupas.

Feirarte

E se você não gosta de artesanato, não se preocupe, pois há muita comida boa lá. Eu vi vários tipos de trufas e o chocolate quente, que no frio que faz na serra é muito bom. Também tinha bolos e salgados.

Mirante da Colina

O Mirante da Colina oferece uma vista bonita de Teresópolis sem que você precise fazer nenhuma trilha para isso. A placa indica uma trilha, mas não leva nem dois minutos, eu estava de salto e fiz essa “trilha”.

Como o nome diz, o mirante nada mais é que uma colina. É ótimo para ver o pôr do sol, pois ele se põe bem em frente a colina. O lugar é lindo para tirar fotos. E se você não gosta de sentar-se na grama, leve uma canga de praia, pois só há a colina e a paisagem atrás. Nós ficamos um tempo por lá, sentados na grama mesmo e curtindo o pôr do sol.

Mirante da Colina

Big Magic Trem

Eu estava um pouco receosa de ir nesse trem, é uma atração bem infantil, e bem, era só eu e meu marido. Mas como li vários relatos dizendo que o trem divertiria adultos e crianças, resolvi conhecer essa atração.

Foi muito legal. Eu me diverti, e meu marido mais ainda. Os personagens fazem de tudo para deixar seu dia mais alegre. Fazem piruetas e palhaçadas. Enfim, é tudo muito simples, mas garante uns sorrisos.

Se você não gosta de palhaçadas e de música alta evite essa atração, porque é basicamente isso. E se você está com crianças, eu acho essa atração obrigatória, os pequenos adoram!

Granja Comary

Nós não fomos, mas eu não poderia deixar de falar dessa atração. Todo mundo já ouviu falar sobre a Granja Comary, lugar onde a seleção brasileira costuma treinar. Na minha opinião para quem gosta de futebol, ou quando tiver havendo um treino aberto é mais uma opção legal para fazer em Teresópolis.

Comer em bons restaurantes

Em Teresópolis há muitos restaurantes muito bons. E no clima frio é bom investir em um restaurante mais sofisticado. Comer uma comida caseira ou um fundue. Eu vou falar um pouquinho sobre algumas opções aqui, escolha aquela que mais combina com você.

Sinhá - lá você encontra pratos bem brasileiros e uma comida de vó. Comidas com milho, mandioca, carne de porco, entre outros. As sobremesas são uma delícia. É um buffet livre e você pode comer à vontade.

St. Gallen - é uma opção um pouco mais refinada. Lá você encontra o fundue, que combina com o friozinho que faz em Teresópolis.

D. Eunice esse restaurante está muito bem avaliado. Você precisa fazer reserva prévia. Nós não fomos, mas pelo que dizem de lá, vale a pena visitar. A comida servida é a russa, são vários pratos por um preço único, prepare seu bolso, pois é caro.

Sir Joe - uma opção boa e barata. Nós visitamos e gostamos muito. O hamburguer é realmente muito bom.

Beber cervejas artesanais

Teresópolis também é conhecida por suas cervejas de qualidade. Há vários bares com ótimas cervejas para você provar. O mais conhecido é o St. Gallen, que é um complexo de vários restaurantes e lojinhas. O pub oferece uma carta de chopps. Há também opções de pratos quentes.

A Vila St Gallen tem até uma pequena igreja, é tudo em estilo alemão. Há uma lojinha que vende cervejas Therezópolis e chocolates da cidade. É uma visita imperdível para quem visita a cidade.

Vila St. Gallen

Outro lugar para quem gosta de cervejas artesanais é o Vagão. O pub é todo estilizado, você realmente se sente dentro de um vagão de trem. Há uma carta com boas opções de cervejas, e o cardápio é bem variado.

Festivais

Não deixe de conferir os eventos durante sua estadia em Teresópolis. Quando fomos havia uma festinha junina e o festival Mesa ao vivo. Simplesmente tudo que precisávamos para deixar nossos dias ainda mais divertidos.

Evento Mesa ao Vivo em Teresópolis

Há vários festivais durante o ano na serra fluminense, tem o festival de inverno, a festa do chocolate, entre outras. Não deixe de pesquisar, vai que você acha algum evento legal para ir na sua data.

Atrações para os pequenos

Se você está indo com crianças tem algumas atrações que você pode levar seus pequenos. Além do Big Magic Trem, o qual já mencionamos acima, há o Parque Magique que pertence ao Hotel Le Canton.

Lá você encontrará brinquedos para crianças: carros de bate-bate, roda gigante, simulador de montanha russa, entre outros. A arquitetura do parque lembra um castelo, e ele é cheio de estátuas e brinquedos lúdicos, nos quais as crianças vão adorar tirar fotos.

Onde se hospedar em Teresópolis

Há muitas opções ótimas de hotéis em Teresópolis, nós mostramos algumas delas abaixo. Caso você não encontre o que procura acesse dicas de hotéis para receber opções bem localizadas disponíveis nas suas datas.
Estrela do Imbuí - para quem vem de carro e busca um lugar para relaxar.
Intercity Teresópolis - se você quer um hotel confortável e bem localizado.
Pousada Jardim Comary - um lugar bonito, confortável com uma boa localização.
Pousada Van Gogh - lugar com vistas lindas e ótimo custo benefício.
Rosa dos Ventos - um hotel maravilhoso, se você quer algo para uma ocasião especial esse é o lugar.
Hotel Willisau - um hotel confortável e com opções de lazer.
RNC Nosso Paraíso um lugar incrível, com as vistas mais lindas e um custo benefício ótimo. Tem que estar de carro.

Além dos hotéis, eu posso recomendar um Airbnb, há várias boas opções, e é uma alternativa para aqueles que tem o orçamento reduzido. Se você não tem cadastro use nosso link e ganhe R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.

Entre as opções, eu indico a casa da Verônica, tem várias opções de quartos. Me hospedei lá e fui muito bem recebida, a estrutura é ótima e tem café da manhã, piscina, churrasqueira, estacionamento e jardim.

Lembre-se de conferir as avaliações recentes. Isso vale para os hotéis, bares e restaurantes indicados. Assim você tem certeza que o nível de serviço continua o mesmo.

Enfim, nós amamos Teresópolis. Uma cidade linda, com vistas maravilhosas. O clima frio da cidade deu um ar romântico a viagem. Além disso a cidade está perto de outros destinos turísticos da serra, como Petrópolis e Nova Friburgo. Um fim de semana em Teresópolis é tudo que você precisa para relaxar e esquecer da rotina. Boa viagem!

Se você vai a Teresópolis em uma ocasião especial, deseja ajuda com os passeios e hospedagem, acesse Consultoria de Viagem.