INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Eurotrip: Como planejar sua viagem pela Europa

Se você esta pensando em fazer uma viagem pela Europa, conhecer vários países, mas está confuso sobre como planejar sua Eurotrip, leia nosso post e encontre todas as dicas que você precisa.

Decidindo quais cidades conhecer na sua Eurotrip

Antes mesmo de comprar sua passagem, o melhor a fazer é decidir as cidades que você quer ver na sua viagem a Europa. Assim, na sua busca de passagens você terá mais opções de possíveis destinos.

Se você está pensando em ir a Europa, principalmente se for sua primeira vez, você já tem algumas cidades em mente. Possivelmente, você pensa em ir a Paris, Lisboa, Roma ou qualquer outra das muitas cidades famosas que a gente sonha em conhecer em uma Eurotrip.

Amsterdã: um dos destinos mais famosos da Europa

Mas como definir as cidades? Primeiro passo para definir as cidades e ter uma viagem perfeita é pensar no tipo de atração que você gosta. Eu, por exemplo, não gosto tanto de ir a museus. Costumo escolher um ou dois para visitar quando faço uma Eurotrip. Eu adoro andar de bicicleta nas cidades que visito e gosto de programas ao ar livre. E eu simplesmente amo praias. Por fim, eu amo comer, adoro provar vários pratos típicos. Por isso eu sempre misturo cidades que são bem diferentes uma das outras na Eurotrip. Um exemplo, eu poderia ir a Roma, Costa Amalfitana, Amsterdã e Bélgica na mesma viagem. Veja como eu vou ir a museus e monumentos em Roma, ir às praias da Costa Amalfitana. Em Amsterdã, posso andar de bicicleta e fazer passeios ao ar livre. E, para finalizar, vou a Bélgica comer chocolate, provar as cervejas belgas e as batatas fritas.

Costa Amalfitana: um destino de praia na Europa

Eu sempre recomendo misturar destinos que não são tão parecidos entre si. Na minha opinião, uma viagem a Paris, Londres e Berlim seria uma viagem de muitos museus, monumentos e igrejas. Seria uma viagem incrível. Mas acho que colocar um destino de vinhos ou uma ilha da Europa deixaria a viagem muito mais completa e interessante. Ao mesmo tempo que decidir ir somente para praia Europeias deixaria a minha Eurotrip pouco interessante. Vai por mim, misture destinos diferentes e faça sua viagem ficar ainda mais incrível.

Segue abaixo uma listinha com algumas cidades Europeias. Vamos dividir em quatro grupos:

1.       Destinos de museus, igrejas e monumentos

2.       Destinos de praias

3.       Destinos de passeios ao ar livre

4. Destinos com várias opções

Tabela com alguns exemplos de opções de destinos em uma Eurotrip

Claro que em um mesmo destino você encontra vários desses grupos. Florença na Itália, tem igrejas, museus, monumentos, passeios a vinícolas, várias opções de passeios ao ar livre. Mas geralmente prevalece um desses grupos, então use essa tabela apenas como um guia para deixar sua viagem mais completa.

Mesmo em cidades como Paris, que tem uma infinidade de igrejas, museus e monumentos a serem visitados, você também terá algumas opções de passeio ao ar livre, por exemplo o passeio de barco no Rio Sena. Mas quem passar 5 dias em Paris, passará a maior parte do seu tempo visitando lugares históricos. Ao mesmo tempo que quem foi a Malta também terá opções de museus. Mas prevalecerão os passeios nas praias.

Comprando passagem para uma Eurotrip

Se você sabe para onde vai, já pode procurar suas passagens. Procure passagens para qualquer um dos lugares que você decidiu que quer visitar. Também teste opções de ida por um cidade e volta por outra. Por exemplo, você pode ir do Brasil para Barcelona, e voltar de Berlim para o Brasil. Essas passagens que chegam por um destino e voltam por outro costumam ter um valor mais elevado, mas as vezes elas valem a pena.

Outra coisa para você verificar são os stopovers. A TAP, por exemplo, oferece stopover gratuito em Lisboa. Ou seja, a companhia permite que você fique uns dias em Lisboa e depois vá para seu destino em outra cidade. Basta fazer a solicitação. Confirme isso antes de comprar sua passagem.

Por fim, seja flexível, se você decidiu que vai a Europa para conhecer Berlim, Amsterdã e Bruxelas, mas apareceu uma promoção imperdível para Milão. Será que não vale a pena comprar essa passagem e seguir de lá para os destinos de sua Eurotrip? Sempre vale a pena fazer esse cálculo. Isso porque viajar de avião na Europa pode ser muito barato. As companhias Low Cost têm voos a partir de 10 euros. Valores muito melhores que os praticados aqui no Brasil. Por isso, sempre confira suas opções.

Catedral de Milão - nós conhecemos Milão porque a passagem para essa cidade estava muito mais baratas que outras cidades que tínhamos planejado visitar. 

Decidindo quanto tempo ficar em cada lugar

Uma das maiores dúvidas é decidir quanto tempo ficar em cada cidade da Europa. E isso varia muito, pois cada pessoa tem seu próprio ritmo de viagem. Os viajantes mais calmos, gostam de passear com calma, acordar mais tarde ou descansar após o almoço. Alguns viajantes acordam super cedo, não perdem um minuto da viagem. E alguns são um meio termo entre esses dois tipos.

Eu fiz uma tabela para ajudá-lo a escolher quanto tempo ficar em cada destino de sua Eurotrip. É apenas um guia, para que você tenha uma ideia. O tempo de permanência no destino também tem muito a ver com suas preferências. Tem gente que viaja só para conhecer a região da Toscana e passa semanas provando vinhos. Tem gente que paga uma excursão e passa apenas um dia na Toscana. Por isso respeite suas preferências e seu ritmo de viagem, assim você escolherá o tempo ideal para ficar no seu destino.

Uma ideia de tempo de permanência em algumas cidades da Europa

Como ir de uma cidade a outra

Escolher os transportes e as rotas, para mim, é a parte mais chata da viagem. Para ir de uma cidade a outra existe uma rota adequada e os meios de transportes ideais. Ir de trem, avião, ônibus e em alguns casos até de barco. Para definir o melhor transporte não tem jeito, tem que pesquisar todos, ver o tempo de deslocamento e o valor de cada um. Se você considerar todas as variáveis, com certeza encontrará um meio de transporte ideal.

Na Europa, especificamente, gosto de procurar trens na Eurail, ônibus na Flixbus e avião no site da Kiwi. Eu uso os sites da Rail Europe e Kiwi apenas como buscadores, pois eles cobram taxas. Então após ver o transporte mais vantajoso eu compro diretamente no site da empresa.

Para quem quer economizar, a pesquisa das rotas e dos possíveis transportes é essencial. Abaixo um exemplo de possíveis rotas para ir de Nápoles a Costa Amalfitana que fiz para uma cliente da nossa consultoria de viagens. Vejam como os preços variam. Isso é só um exemplo, imagine que na sua viagem você visitará quatro cidades, até a ordem pode fazer uma grande diferença.

Exemplo de possíveis maneiras de ir do aeroporto em Nápoles até a Costa Amalfitana

Decidindo onde ficar

Escolher os hotéis é uma das partes mais divertidas da viagem, eu simplesmente adoro! Uma dica muito importante é usar os filtros das sites com Airbnb e Booking. Hoje em dia a gente tem acesso a muita informação. Se você for a Paris, terão mais 4 mil opções só no Booking. E é claro que você não vai conseguir ver todas.

Então com tantas opções, usar os filtros é essencial. Para que ver opções com banheiro compartilhado se você quer somente opções com banheiro privativo? Por que ver opções que custam mais de 200 euros a diária, se você só pode pagar 100 euros? Para que ver opções mal avaliadas, quando você pode filtrar opções melhor avaliadas? Use os filtros e otimize suas buscas. Assim você vê somente opções que combinam com você.

Outra dica, é sempre considerar ficar em um Airbnb. Na Europa essa opção costuma ser vantajosa para quem tem orçamento restrito. Se você estiver com amigos então, costuma ser bem mais barato. Pesquise, pesquise e pesquise.

E se você nunca usou o Airbnb, temos um link de desconto de até R$ 179,00. Quem sabe você não economiza ainda mais.

Enfim a dica é pesquisar em ambas as ferramentas Booking e Airbnb. Ambas são cheias de opções e com certeza terá uma perfeita para você. E não se esqueça de ler avaliações. Fuja de propriedades mal avaliadas.

Como escolher passeios e restaurantes

Para escolher passeios não tem jeito não, tem que ler muito. Ir com uma viagem bem planejada e toda organizada dá muito trabalho. Você terá que ler um monte de sugestão de roteiros na Internet, decidir as atrações que combinam com você e as que você não quer ver.

Um exemplo de passeio para fazer em Lisboa

Também recomendo muito pesquisar as atrações que necessitam de ingresso antecipado. Em alguns casos quem tem ingresso não precisa ficar nas filas enormes, que podem chegar a muitas horas. Você não foi para Europa para ficar em filas, não é? Além disso, existem algumas atrações que tem ingressos limitados, nesses casos geralmente a compra tem que ser feita com meses de antecedência.

Reserve pelo menos um bom restaurante para ir no seu destino, provar a culinária local é um ótimo meio de conhecer mais do lugar. 

Já para escolher restaurantes eu indico que você pesquise apenas alguns lugares para comer comidas típicas. Geralmente são informações fáceis de achar na internet. Também não dá para ir com a viagem engessada demais né. Pesquise um ou dois restaurantes recomendados, é uma forma de conhecer a comida do lugar em um restaurante bem avaliado.

Câmbio

Então você já tem suas passagens, já sabe onde vai e como vai, sabe os passeios que vai fazer e anotou até alguns restaurantes especiais, mas e o dinheiro? Câmbio é uma parte bem chata da viagem.

Na Europa a maioria dos países aceitam Euro, mas alguns tem sua própria moeda. Eu indico levar Euros comprados aqui no Brasil. Se você for para um país que use outra moeda, você troca lá. Nem pense em levar real, pois a nossa moeda não é muito valorizada lá fora, ainda mais na Europa.

Eu costumo levar o dinheiro. Não uso cartão de crédito. Levo ele apenas para emergências, pois as taxas são ainda maiores. Uso pochetes invisíveis e mantenho o dinheiro sempre comigo. Na carteira apenas o dinheiro que vou usar naquele dia.  Apesar da Europa ser segura, os batedores de carteira estão por toda parte, cuide-se como se você estivesse no Brasil e evite passar por esse tipo de problemas.

Enfim, depois desse trabalho todo, nada mais justo que curtir a viagem. A gente se preocupa com tudo antes e sai com tudo planejado exatamente para poder aproveitar ao máximo a viagem. Não ter que ficar pesquisando e lendo sobre a viagem na viagem, para mim isso não faz sentido. Planeje antes para aproveitar mais.

Gostou das nossas dicas? Quer deixar tudo planejado, mas deu preguiça só de ler o post? O Viagem na Planilha também tem Consultoria de Viagem. Exatamente para quem quer viajar, mas não tem tempo ou não sabe planejar sua viagem. Assim nós te ajudamos com todas as etapas! Quer saber mais? Acesse nossa seção de Consultoria de viagem.