Neste post você poderá conferir um roteiro de uma viagem de três dias e duas noites ao deserto do Saara, saindo de Marrakech e chegando em Fez. O roteiro detalhado ponto a ponto, as atrações do caminho e ainda uma planilha com os gastos de nossa viagem.
Como decidimos ir até o deserto do Saara de carro?
Nossa saga até o deserto do Saara começa antes mesmo do início da viagem. É preciso um certo planejamento antes de fazer um roteiro como esse. Nosso primeiro impulso foi buscar todas as informações na Internet, no entanto não achamos muita coisa sobre o passeio de três dias e duas noites ao deserto do Saara. Além disso, as indicações do TripAdvisor são quase que totalmente para tours privados e esses tours tem o preço bem salgado (€250 a €350). Nós tentamos muito mas não conseguimos boas indicações de tours compartilhados.
Dica: Na época do post era mais difícil encontrar tour ao deserto. Hoje você pode verificar alguns tour em sites como Get Your Guide ou TripAdvisor. Veja esse tour de dois dias ao deserto, é opção se você não gosta de dirigir ou tem receio de alugar um carro no Marrocos.
Então, surgiu a ideia de alugar um carro. Eu, a medrosa, fui pesquisar no google todo e qualquer histórico de violência nas estradas marroquinas. Nada encontrei. O trânsito lá, nas cidades, é um tanto caótico, mas nada que um pouco de paciência não resolva. Já nas estradas, tudo certo, apesar de um leve receio do carro pifar no meio do deserto.
Nós alugamos um carro simples e optamos por pagar o seguro mais completo que a companhia oferecia (o medo empobrece as pessoas). Mesmo assim, economizamos muito, comparando com um tour privado.
Dica: nas estradas do deserto tem muitas pedrinhas, uma delas acabou trincando o para-brisa do carro, ainda bem que tínhamos o seguro!!
Primeiro dia - Marrakech a Gorges Dades
Depois de alugar o carro, é aqui que realmente começa nossa aventura. Saímos de Marrakech (não deixe de conferir nosso post sobre o que fazer em 2 dias em Marrakech) e dirigimos aproximadamente quatro horas até Aït Ben Haddou, uma cidade fortificada onde foi filmado o Gladiador entre outros filmes. Passamos algum tempo passeando pela cidade, tiramos fotos e depois tentamos conseguir um lugar para almoçar. Infelizmente era ramadã e não conseguimos achar nenhum local.
Neste ponto, vimos a importância de um guia, pois quem optou por realizar o passeio privativo com certeza foi orientado de quais lugares abririam durante o ramadã e não passaram fome igual a gente (hehehe).
Casas típicas de Aït Ben Haddou
Enfim, seguimos com fome a nossa próxima parada em CINEMA STUDIO ATLAS em Ouarzazate.
Dica: apesar de ser o estúdio que praticamente todos os tours param, não há muitos filmes conhecidos que foram rodados lá. Mas um pouco antes há o CLA Studios, no qual foi gravada a série Game Of Thrones, que para quem é fã da série poderá ser uma visita mais interessante.
Estúdio Atlas
Seguimos do estúdio para GORGES DADÉS (uma série de montanhas), onde havíamos reservado um Riad. Um Riad é um tipo de hospedagem tipicamente marroquina. Quando chegamos ao Riad não haviam outros hóspedes e era um pouco retirado. Em compensação a vista era linda. A reserva foi feita no booking.
Vista de Gorges Dádes
Segundo dia - Gorges Dades ao deserto do Saara
No outro dia, acordamos cedo comemos o café da manhã como se fosse nossa última refeição do dia e saímos rumo à Todra Gorges. Neste passamos mais um perrengue, pois no mapa do Google, que utilizamos, o Todra Gorges estava marcado errado. No fim seguimos algumas placas e usamos um pouco de intuição (seguimos alguns tours) e acabamos chegando lá. E valeu muito a pena!! Todra Gorges também são formações rochosas, mas em minha opinião são mais bonitas que as do ponto anterior. São paredões gigantes e entre eles há a estrada, uma imagem muito bonita (na foto é difícil perceber a magnitude desses paredões). Novamente tentamos almoçar e não foi possível!! Ainda bem que havíamos comido bem no café da manhã!
Estrada entre montanhas de Todra Gordes
Seguimos para o deserto, e nesta parte da viagem eu realmente achei cansativo. Foram 4 horas de viagem de Todra até o Merzouga. Mas o calor, o receio de algo acontecer naquela estrada onde dificilmente víamos carros, a fome e a viagem do dia anterior fez com que parecesse mais longa.
E finalmente, depois de quase dois dias de viagem, aproximadamente 15 horas da tarde chegamos. Merzouga é a cidade que é a porta de entrada para o deserto. Há diversos hotéis que já tem saída direto para o Saara, ou seja, você chega no hotel pega um camelo anda mais 1 hora de camelo e está no meio das dunas de Ergi chebi. É impressionante! Nós havíamos reservado cabanas para dormir no meio do deserto, os hotéis costumam ter uma base na cidade e um acampamento nas dunas, reservamos pelo Booking.com.
Caminho para o Saara
Mais uma dica: o pessoal que vai para o deserto sai aproximadamente as 18 horas, então tivemos que esperar até a saída dos camelos. Isso porque no deserto é muito quente e seco, e realmente imagino que seria um pouco desconfortável passar a tarde toda lá.
Saída de camelos rumo ao Saara
Enfim no deserto!! Subimos no camelo e fomos aos poucos nos distanciando do barulho, e nos perdendo entre as dunas do deserto. É lindo, difícil descrever. É possível ouvir o barulho da brisa e ver a areia se movimentando, é como um mar de areia.
Ao chegar no acampamento, subimos a duna mais alta para ver o por do sol. De lá foi possível ver também a imensidão do deserto. Voltamos jantamos junto com um grupo de pessoas que também estava no acampamento, dois espanhóis e cinco ingleses. Após o jantar há música com os beduínos que ficam no acampamento com a gente.
Pôr do Sol no Saara
No fim da noite, pudemos observar as estrelas. O céu no deserto realmente é muito bonito, pois não há luzes e isso garante uma boa visibilidade.
Mais uma dica: se gosta de observar as estrelas planeje sua viagem ao deserto na lua nova.
Dormir na barraca foi um desafio, a gente imagina que no deserto não tem nada além de areia, mas estamos muito enganados. Tem muitos insetos por lá, até escorpiões. Eu vi apenas insetos graças a Deus! Mas os insetos que tem lá são enormes! Fiz uma vistoria antes, para ver se não tinha algum intruso na nossa cama e dormi bem, estavamos muito cansados da viagem!
Terceiro dia - Deserto do Saara a Fez
No terceiro dia, fomos acordados para ver o nascer do sol, novamente subimos na duna e apreciamos a paisagem. Voltamos ao acampamento, tomamos café e subimos em nossos camelos para voltar a cidade de Merzouga. Enquanto os camelos andavam em direção a cidade eu ainda ficava encantada com as belezas do deserto.
Dunas do Saara e nosso acampamento à esquerda
Pegamos o carro no estacionamento, e começamos nossa viagem rumo a cidade de Fez. Aproximadamente sete horas de viagem. As paisagens do caminho de Merzouga a Fez eram ainda mais bonitas, e tínhamos que nos controlar para não parar o carro toda hora.
A maior vantagem em fazer essa viagem de Marrakesh a Fez de carro, é poder parar nos lugares que você acha bonito. A paisagem do caminho mudou o tempo todo. Vimos áreas com muita vegetação, áreas só de pedras, então o deserto e por fim vimos até uma área com floresta. Fizemos um vídeo de todas as paisagens da nossa jornada, você pode ver logo abaixo. No fim do dia estávamos em Fez, e nossa jornada do Deserto do Saara, havia, enfim, terminado.
Quanto custa uma viagem de 3 dias e 2 noites ao Deserto do Saara?
Quando viajamos, nós do Viagem na Planilha gostamos de anotas os custos da viagem. Nós fazemos isso para ter um controle, já que viajamos muito e sempre com um orçamento definido.
Abaixo eu compartilho com vocês nossos gastos dessa aventura no deserto do Saara. Por favor considere a cotação da época de sua viagem para fazer a conversão. Nós viajamos em um carro pequeno e econômico. Os hoteis era simples, mas nos atendeu confortavelmente. A segunda noite era uma tenda no deserto, mas havia uma cama de verdade dentro da tenda. Enfim, espero que com essa planilha você tenha uma ideia do preço das coisas no Marrocos.
Gostou das dicas? Você pode planejar sua viagem com a gente. Auxiliamos nas compras das passagens, montamos seu roteiro, encontramos o hotel que combina com você e cabe no seu orçamento. O orçamento é gratuito, basta preencher o formulário. Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.