Alagoas é certamente um dos estados brasileiros com maior concentração de praias paradisíacas em sua faixa litorânea. Uma das coisas que chama atenção é que suas praias são lindas e cheias de peculiaridades. Há praias de águas azuis e esverdeadas, desertas ou lotadas, com palmeiras, paredões, falésias. Enfim, se você quer relaxar nas suas férias, e ver paisagens maravilhosas, essa viagem é altamente recomendada a você.
Dica: você pode visualizar todos os gastos dessa viagem na planilha abaixo. Assim você tem uma ideia de quanto custa o hotel, os restaurentes e passeios!
Nosso roteiro tem quatro dias. Mas você pode ficar dias e dias sem fazer nada, deitado sobre as areias claras. Dica: é altamente recomendável alugar um carro para explorar melhor o litoral alagoano, como por exemplo Maragogi que fica a 130km ao norte e a Praia do Gunga que fica a 43km ao sul.
No primeiro dia fomos conhecer Maragogi, onde ficam as Galés de Maragogi, a aproximadamente 4km de distância da praia, no meio do mar. Somente é possível chegar lá de barco ou lancha. Nestes passeios geralmente eles oferecem aluguel de snorkel e até almoço. Você passa mais ou menos duas horas nadando com os peixinhos. As pedras com corais formam piscinas na maré baixa. Por isso os passeios partem de acordo com o horário da tábua de marés, e há períodos que não há passeios para as Galés, geralmente nas luas crescente ou minguante. As melhores luas para os passeios são a nova e a cheia.
Paisagens encontradas nas Galés de Maragogi
Dica 1: antes de programar sua viagem de uma olhada na tábua das marés, os passeios não ocorrem se a tábua das marés estiver acima de 0,7 metros, e você não vai querer deixar de ir no ponto turístico mais conhecido de Alagoas.
Dica 2: Se você gosta de acordar tarde, durma em Maragogi e programe-se para estar na praia onde os barcos saem para as Galés pelo menos 30 min antes da maré mínima do dia, que ocorre geralmente pela manhã.
Depois do passeio de barco, você poderá relaxar na praia de Maragogi e voltar apenas no fim da tarde a Maceió.
Dica 3: Se você tiver disposição, que tal aproveitar que uma das praias mais bonitas de Alagoas fica no caminho entre Maragogi e Maceió e fazer uma parada estratégica para conhecer São Miguel dos Milagres. A praia é simplesmente linda e você pode até ficar mais dias por lá. Veja as dicas do blog Viagens e Caminhos sobre São Miguel dos Milagres.
No segundo dia fique em Maceió. A praia de Pajuçara é a mais famosa da cidade. É perto desta praia que você deve se hospedar para aproveitar os barzinhos à noite. De manhã vá as piscinas naturais de Pajuçara. Lá você vai mais uma vez observar os peixinhos, ver corais e mergulhar. Se você preferir pode ficar na praia o dia todo, pois a estrutura dessa praia é muito boa. De tardezinha você pode caminhar pela praia até a placa que diz EUMACEIO e tirar algumas fotos. À noite você pode comer no Parmegianno, e passear pela Feirinha de Pajuçara, onde é possível encontrar lembrancinhas e artesanato.
Orla de Pajuçara
No terceiro dia fomos a Porto de Pedras, na praia do Patacho (106km de Maceió). A praia do Patacho é ótima para quem gosta de sossego. Tem palmeiras que fazem sombra na areia e suas águas são quentes e calmas. Essa praia é uma de nossas favoritas para relaxar. Nós fomos no mês de outubro, que é baixa temporada, e o único som que ouvíamos era da onda que se quebrava na beirinha do mar. Passamos o dia nessa praia.
Praia do Patacho
De tarde, no caminho para Maceió fomos para na Barra de Santo Antônio e acessamos a praia do Carro Quebrado. Você pode optar por tentar chegar a praia do carro quebrado de carro, o que pode não ser uma boa idéia, ou ir de buggy. Nós ficamos com a segunda opção.
À esquerda o caminho para praia do carro quebrado e à direita os tons das pedras encontradas na praia
A vista da praia é linda, de um lado um paredão com pedras em tons terrosos, indo do amarelo ao rosa, e do outro um mar azul lindo. E sem esquecer do principal ponto turístico da praia, um carro quebrado todo pintadinho com o nome da praia. Ao retornar a Maceió, descansamos e depois fomos jantar no Bodega do Sertão, um famoso restaurante que tem comidas típicas e uma decoração maravilhosa remetendo a cultura do sertão nordestino.
Praia do carro quebrado
No quarto dia fomos a Praia do Gunga, a mais completa de todas, em termos de lazer. Nesta praia quando é maré baixa, há um muro de corais que segura quase toda a água do mar e formam-se vários bancos de areia na margem. Bem cedinho é possível ir de barco até esse muro e caminhar sobre ele, ver peixinhos e as ondas que quebram forte atrás dele. Depois disso o passeio te leva até o maior banco de areia, onde é possível ficar toda manhã e almoçar. Conforme o tempo passa tem cada vez mais água, até que o banco de areia desaparece, tomado pelas águas do mar.
Em sentido horário: Banco de areia; Ondas nas rochas durante maré baixa; Passeio de Quadriciclo e Falésias do Gunga
De tarde você pode alugar um bug ou quadriciclo e ir até as falésias do gunga, como nós fizemos, esse passeio é imperdível. Você passa pelas palmeiras e depois pelas falésias, é lindo! Quando tiver indo embora, não deixe de parar no mirante para tirar fotos. Você poderá ver milhares de palmeiras e um mar azul lindo.
Vista do Mirante da Praia do Gunga
E com essa vista maravilhosa terminamos nossa viagem pelo litoral alagoano. Se você quiser ver mais imagens da nossa viagem veja o video abaixo.
Gostou do nosso roteiro? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem assim como essa? A gente pode planejar sua viagem com você. Auxiliamos nas compras das passagens, montamos seu roteiro, encontramos o hotel que combina com você e cabe no seu orçamento. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.