Neste post você encontrará um roteiro prático do que fazer em Viena em 2 dias, as principais atrações e os pontos turísticos. Por fim dicas de quantos dias ficar, de como chegar e de custos da viagem.
Turismo em Viena
Viena é a capital da Áustria, e fica localizada bem no meio da Europa. A cidade é famosa por seus museus, castelos e concertos de ópera. Ao andar pelas ruas de Viena, você ficará encantado com a arquitetura dos prédios, que fazem da cidade um dos destinos mais bonitos da Europa.
Em Viena você sentirá a cultura europeia em cada esquina. Construções antigas, grandes palácios residência de antigos reis, igrejas e museus. Lá a história se mistura com a beleza dos lugares.
Arquitetura das ruas de Viena
Dicas para seu roteiro em Viena
Quantos dias ficar em Viena
Para uma visita agradável prefira ficar ao menos dois dias em Viena. É possível ver tudo em um dia, nesse caso você não terá tempo de entrar nas atrações e conhecer tudo com calma. Se você quer entrar em alguns museus e castelos, faça seu roteiro em dois dias. E se você é daqueles que quer conhecer tudo com calma, entrando em vários museus e palácios, 3 dias serão o ideal.
Quando ir a Viena
Viena pode ser visitada o ano todo. O mês ideal para sua visita depende de suas preferências. No verão faz calor, e no inverno muito frio. Eu tentaria evitar tanto o alto verão, julho e agosto, como o inverno.
Em Viena você irá passar os dias caminhando, entrando em museus e construções. Prefira o outono ou a primavera. Mas independente do mês de escolha, sua viagem será linda.
Como chegar a Viena
Viaje para Viena vindo de trem das cidades próximas (Praga, Budapeste, Munique), ou viaje de avião vindo de grandes cidades europeias, elas costumam ter voos diretos para Viena. As companhias aéreas europeias costumam ter ótimos preços.
Nosso roteiro do que fazer em 2 dias em Viena
Abaixo nossa sugestão para um roteiro de 2 dias em Viena. Nós dividimos de modo a conhecer atrações mais afastadas no primeiro dia, portanto use o transporte público nesse dia. No segundo dia o roteiro pode ser feito a pé.
Primeiro dia em Viena
Nós começamos nosso primeiro dia indo ao Palácio Schönbrunn, apesar de ser a atração mais afastada de Viena, não é tão longe. Você pode chegar lá facilmente de transporte público.
Palácio Schönbrunn
Chegando no palácio você terá várias opções de visita. Isso porque há os jardins, o zoológico, um labirinto, um museu de carruagem, a parte interna do palácio com opção de visitar apenas algumas ou todas as salas, e essas visitas podem ocorrer de várias formas. Você poderá por exemplo visitar o palácio por dentro e ir no jardim botânico, ou apenas ver o palácio por fora e visitar os jardins que são gratuitos.
O tempo de sua visita irá depender do tour escolhido. Eu indico que você faça a escolha de acordo com seu perfil. Se quer economizar, pode ver as partes gratuitas, se gosta de ver apenas o principal pode escolher o tour que tem menos salas (Imperial Tour), se gosta de ver tudo e tem tempo e dinheiro disponível pode fazer o tour mais completo (Classic Pass). Veja mais opções no site oficial.
Dica: chegue cedo ao palácio, a fila pode ser grande, chegando cedo ela costuma ser menor. Ele abre às 8 horas. Se você não for uma pessoa matutina, compre ingressos antecipadamente.
Depois de conhecer o Palácio de Schönbrunn, fomos ao Palácio de Belvedere. Ele também fica um pouquinho fora da região de maior concentração de atrações, mas é bem fácil chegar lá. E essas atrações estão entre as mais lindas da Áustria.
Palácio de Belvedere
O Palácio de Belvedere é uma arquitetura muito bonita, com um jardim bem em frente ao palácio. As cores das flores tornam a paisagem ainda mais bela. O palácio, que já foi residência de um príncipe, atualmente é um museu. Entre as obras famosas está o quadro O Beijo, do pintor austríaco Gustav Klimt, obras de Monet, Van Gogh e mais. Novamente, você pode visitar a construção exteriormente e os jardins de forma gratuita.
Depois disso, vamos seguir para a Hundertwasser House, uma construção peculiar idealizada pelo renomado arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser. O arquiteto ficou conhecido por seus projetos que tem como característica formas irregulares e nada previsíveis.
Hundertwasser House
O estilo diferencia esse prédio residencial de qualquer outro em Viena. Esqueça o estilo clássico das construções europeias, lá você encontrará uma arquitetura moderna e jovial, com pinturas em grafites e formas nada habituais. Percorra todo o envolto do prédio e perceba os detalhes.
Para completar a visita, um pequeno complexo com algumas opções de compras e alimentação foi criado em outro prédio, mas no mesmo estilo da Hundertwasser House. Esse passeio é bem rápido, você levará entre 30 e 60 minutos em sua visita.
Então siga para a Prater, o parque de diversões mais antigo do mundo. A roda gigante tem 60 metros e é uma das atrações mais tradicionais de Viena. Além da vista, se você quiser pode reservar um jantar em uma das cabines da roda gigante, claro que isso não será barato. Alguns dos brinquedos do parque são originais de 1897.
Para a noite, escolha o mais tradicional dos programas em Viena, a ópera. Mas cuidado com sua escolha, pois sua visita pode ser frustrada. Você será abordado a todo momento por pessoas oferecendo ingressos de ópera. Prefira selecionar um lugar previamente em uma ópera que você tenha recomendações, como a Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper).
Dica: Existem ingressos de vários valores, de mais de 100 euros, de 10 euros, de 4 euros (em pé). Organize-se antecipadamente de acordo com seu orçamento, mas não deixe de ir a uma boa ópera em Viena.
Segundo dia em Viena
Se no primeiro dia visitamos os lugares mais distantes, no segundo dia todas as atrações estão muito próximas entre si. Portanto nesse dia você poderá percorrer tudo a pé. Os principais museus, igrejas, praças e parques ficam bem no centro de Viena.
Eu sempre gosto de começar o dia indo a um daqueles lugares que costuma ser lotado de turistas. De manhã costuma ser bem mais tranquilo, independente da cidade em que você esteja, e Viena não é diferente.
Comece o dia indo à Igreja Votivkirche, a mais linda de Viena, com uma arquitetura neogótica e seus vitrais coloridos, essa igreja é uma das preferidas dos turistas. Ela foi construída a mando do irmão do imperador Franz Joseph, o qual sofreu uma tentativa de homicídio, mas se salvou. A igreja é um agradecimento de seu irmão a Deus.
Igreja Votivkirche
De lá caminhe até a Prefeitura de Viena, admire a construção. Caminhe pelo Jardim do Povo, até chegar a Maria-Theresien-Platz, uma grande praça, onde você encontrará os principais museus de Viena, todos a minutos de distância. Além de admirar as construções, você pode escolher um dos museus para visitar. Eu indico que você caminhe pela HendenPlatz e pelo Burggarten até o Palácio de Hofburg, e visite esse palácio, simplesmente lindo, por dentro e por fora.
Maria-Theresien-Platz
Jardim do Povo
Palácio de Hofburg
Depois da visita, siga pela Kohlmarkt, uma das vias mais antigas de Viena, repleta de construções antigas e lojas de grife. Dobre na Graben, outra famosa rua de Viena que costuma agradar aos olhos com suas contruções, estátuas e arquitetura.
Kohlmarkt é uma das ruas favoritas dos turistas
A rua Graben também é imperdível
Para terminar seu roteiro por Viena, caminhe até a Catedral de Santo Estevão, outra bela igreja de Viena. Quando fomos a essa igreja ela estava em restauração, mas mesmo assim deu para ver a beleza de sua arquitetura. Seu interior também vale uma visita.
Catedral de Santo Estevão
Seguindo esse percurso você terá caminhado por belas paisagens de Viena, passando por museus importantes, parques adoráveis, ruas cheias de charme. Em nossa visita a Viena choveu muito, e as ruas ficaram mais vazias, o que nos rendeu ótimas fotos de recordação.
Nós encontramos em Viena uma cidade cheia de lindas construções, com um transporte público eficiente e organizado. Óperas, palácios e museus espalhados por toda a cidade, a cultura ali está por toda parte.
Quanto custa viajar para Viena
Abaixo alguns custos de Viena, eles servem apenas como uma estimativa. Além disso, sempre considere a cotação do euro na data de sua viagem.