Neste post você poderá conferir um roteiro do que fazer em Londres em um, dois ou três dias, além de várias dicas de transportes, atrações e custos da viagem.
Londres é uma cidade linda, repleta de construções exuberantes. É uma cidade onde o antigo e o moderno se misturam. Arranha-céus e castelos construídos há mais de séculos dividem espaço na paisagem da cidade.
Dicas para um roteiro perfeito em Londres
Dica 1: Prepare-se, as entradas nas atrações são caríssimas. Se quiser saber o preço das coisas em Londres clique aqui.
Dica 2: Em Londres ao comprar alguns ingressos antes da viagem você economiza tempo em filas e ainda paga um valor de entrada menor. As atrações que recomendo fazer compra antecipada são London Eye e Torre de Londres.
Dica 3: Vai viajar pela Europa? Confira nossos roteiros de Madrid, Roma, Amsterdã, Paris e Lisboa.
Dica 4: Encontrar um hotel bem localizado com um bom custo benefício em Londres não é tarefa fácil, acesse nossas dicas de onde se hospedar em Londres.
Dica 5: Para se locomover em Londres, a dica é adquirir o cartão Oyster (5 libras), ele garante desconto no deslocamento, e usando esse cartão mesmo que você use o metrô várias vezes ao dia, o valor não ultrapassará o teto definido para as zonas que você transitou. O valor do teto varia de 7 libras para áreas mais centrais da cidade (zona 1 e 2), até 13 libras que cobre áreas mais distantes, como o aeroporto (zona 6). Sem o cartão cada passagem custa em média de 4 a 6 libras. Valores de 2019, pode variar.
Nosso roteiro de 1, 2 ou 3 dias em Londres
A seguir nosso roteiro detalhado de um a três dias em Londres. Em três dias pudemos conhecer as principais atrações. Se você tem apenas um dia, faça o primeiro dia do roteiro, se tem dois, faça os dois primeiros dias, e assim sucessivamente. O roteiro foi montado de modo a deixar as principais atrações nos primeiros dias.
Primeiro dia em Londres
No primeiro dia em Londres será feito todo a pé, tem um mapa no final do texto. Nada melhor do que começar o dia indo até o Palácio de Buckingham, residência da Rainha da Inglaterra. A maioria dos turistas vai até o castelo apenas para admirá-lo do lado de fora, uma vez que a visitação é bem limitada, e ocorre apenas em algumas datas específicas do ano.
Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia de Londres
Mas além de olhar para a bela arquitetura do palácio, você também poderá ver a famosa troca de guarda que ocorre quase que diariamente em frente ao palácio. Para ter uma boa visão, chegue em torno de 10:30 da manhã, e fique nas grades de frente para o castelo. Na troca de guarda, os guardas tocam instrumentos e fazem passos sincronizados tornando esse momento bem especial.
Troca de guarda, a atração acontece em frente ao Palácio de Buckingham
Dica: A troca de guarda não ocorre todos os dias. Verifique no site oficial se a troca ocorrerá na data que você planeja visitar o Palácio.
Em torno de meio dia, a troca de guarda terá terminado. Então siga a pé até o St. James's Park, lá você encontrará lindas paisagens, e um bom lugar para uma pausa em seu roteiro. Além de lindas paisagens, nós encontramos esquilos e pelicanos no parque.
St James Park
Do parque, novamente a pé, siga até o Palácio de Westminster, o parlamento inglês. O prédio fica ao lado do Big Ben, e juntos são o cartão postal de Londres. Infelizmente, ambos estão em processo de restauração, o que prejudica a visão e as fotos.
Vista do Palacio de Westminster e Big Ben
Siga até a London Eye caminhando, serão poucos minutos. Você poderá subir e completar uma volta na roda gigante mais famosa do mundo. Claro que isso terá seu preço. Espere por 30 minutos de vistas de tirar o fôlego, e a volta mais lenta em uma roda gigante.
London Eye
Se você quiser inovar, ao invés de ver a cidade da London Eye, poderá apreciar a paisagem do The Shard, um moderno arranha céu onde é possível subir. Eu recomendo que você escolha entre uma das duas opções para ver a cidade do alto.
No The Shard você poderá ter uma vista panorâmica da cidade
Para um lanche repleto de boas opções vá até ao Borough Market, um daqueles mercados cheio de barraquinhas de comidas. Lá encontrei boas opções de hamburguer, cachorro quente, os famosos peixes com batatas (chips and fish) e muitas outras. É um lugar imperdível. Ele fecha às 18 horas.
Borough-Market
Caminhe até a Millenium Bridge, uma das pontes que você precisa atravessar quando vai a Londres. Ela é bem moderna, e de lá você terá boas vistas de Londres. Um pouco além do fim da ponte fica a Igreja de São Paulo, uma das igrejas mais bonitas de Londres. E assim terminamos o primeiro dia, em um roteiro bem completo com o principal da cidade.
Millenium Bridge
Igreja São Paulo
Mapa do dia 1 em Londres
Segundo Dia em Londres
O segundo dia começa na Torre de Londres. Com mais de 1000 anos, a Torre de Londres é um castelo repleto de história. Lá você poderá ver as joias da coroa, alguns aposentos de antigos reis, e muita história sobre reis da Inglaterra. A Torre de Londres para mim é a principal atração da cidade, e se você tiver que escolher apenas um lugar para ir, escolha a Torre de Londres sem medo de errar.
Torre de Londres
Depois da visita a Torre de Londres, caminhe até a London Bridge, a primeira e a mais bonita ponte de Londres, e a mais turística delas. Não deixe de admirar a beleza de sua construção e tirar algumas fotos.
London Bridge
E depois de curtir a parte histórica de Londres, que tal ir a Notting Hill? Depois do filme Um Lugar Chamado Notting Hill, os turistas invadiram essa parte da cidade. Lá você encontra o Mercado Portobello com muitas lojinhas e restaurantes, tudo com um apelo bem turístico. Portanto se você não gosta de visitas assim, pule esse lugar. Notting Hill é uma vizinhança bonita e por conta do turismo tornou-se um shopping a céu aberto, é um lugar mais para comer algo e comprar souvenirs. Ele fica aberto até as 18 horas.
Mercado Portobello em Notting Hill
Depois de ir a Notting Hill, pegue um metro até o Hide Park, um parque lindo no coração de Londres. Relaxe um pouco e depois caminhe até o Museu de História Natural. Esse museu é visita obrigatória, principalmente se você estiver com crianças. A entrada é gratuita, e é um dos museus mais legais em que já estive. Espere por esqueletos de animais, incluindo dinossauros enormes, alas dedicadas ao corpo humano, entre outras salas, todas com um tema interessante.
Museu de História Natural de Londres
Você poderá terminar seu roteiro indo até a Abadia de Westminster, se sua visita ocorrer às 17 horas (em dias de semana), você poderá assistir à missa (service) e entrar gratuitamente na igreja. A missa é linda, tem um coral que canta as músicas. O ritual deles é bem diferente do nosso e dura de 30 a 40 minutos, e é basicamente composta de cantos. Se você é católico, será uma boa maneira de terminar seu segundo dia em Londres. E se você é de outra religião, e prefere não participar da missa, mas ainda assim quer ver a igreja, pode entrar antes das 17 horas pagando a entrada de 8 libras.
Abadia de Westminster, a igreja dos casamentos reais
Dica: O horário das missas muda conforme o dia da semana. Confira os horários no site da Abadia de Westminster.
Terceiro Dia em Londres
E nem só de atrações turísticas vive o viajante, no início do seu terceiro dia, indico começar o dia com um café da manhã tipicamente inglês, o famoso English Breakfast. E se você quiser provar um autêntico English Breakfast vá até o Blighty Café, um café charmoso que fica perto ao Estádio do Arsenal.
Neste lugar eu provei a melhor comida da viagem. A verdade é que o café da manhã inglês, caberia como um brunch, tem até feijão. Uma combinação peculiar de ingredientes que provou ser bastante saborosa. O café inglês é composto por fatias de pães, bacon, ovos fritos, feijão com molho de tomate, salsichas, cogumelos e um pudim de sangue de porco, que seria a versão inglesa da nossa murcilha. Ainda no Blighty Café, o prato conta com um osso de boi cozido, comemos a parte interna do osso, que tem o gosto de uma gordura.
Full English Breakfast, prato típico do Reino Unido servido no Blighty Café
A experiência foi ótima. Esse café é muito recomendado pelos visitantes no TripAdvisor, e eu fui, provei e recomendo que você tire uma manhã para ir até lá e provar, e lembre-se de ir com fome.
Depois de tomar o English Breakfast caminhe até o Estádio Arsenal ou Parque Clissold. Fica pertinho do café. O estádio do Arsenal é uma opção para quem gosta de futebol, além de visitar o estádio você pode ir à lojinha oficial. O parque Clissold é um dos muitos parques bonitos em Londres, mas ele não é tão turístico.
Depois disso, pegue o metrô até a Oxford Street, uma rua cheia de lojas e shoppings, lugar perfeito para suas compras em Londres, ainda mais se você for para lá em épocas de liquidação. Na própria Oxford, você encontrará uma famosa praça Picadilly Circus, ela é bem movimentada e muito fotogênica. Uma visita rápida e imperdível em seu roteiro de três dias.
Picadilly Circus
Siga até a Galeria Nacional, mais um museu gratuito de Londres. Ele é repleto de obras de artistas renomados de vários períodos da história. Lá você encontrará quadros que entraram para história da arte. E a entrada do museu é gratuita. Simplesmente imperdível.
Galeria Nacional
Depois disso, vá até o Cover Garden, um lugar repleto de lojinhas e restaurantes. Lá será um bom lugar para tomar um café, ele fecha as 18 horas. Você também encontrará produtos como salames, queijos, chocolates, sabonetes entre outros.
Cover Garden
Deste modo terminamos nosso roteiro em Londres. Foi ótimo conhecer essa linda cidade. E se seu roteiro também é de três dias, aposto que você saíra de lá encantado e com vontade de voltar.
Dicas de Hospedagem em Londres
Londres é uma cidade cheia de atrações. Apesar disso, grande parte delas se concentram em uma área principal. Eu indico que você se hospede próximo ao Hide Park ou próximo a uma estação de metrô, isso porque o transporte em Londres é bem eficiente. Veja aqui nossas indicações de hotéis em Londres em várias faixas de preços.
Opção econômica
Ótimo custo benefício
Bem localizado
Bom custo benefício com ótima localização
Opção Ibis
Opção para quem gosta de se hospedar bem
Opção de hostel bom e econômico
Mais um ótimo custo benefício
Opção de hospedagem em Notting Hill
Perto do Metrô
Perto do Metrô
Perto do Palácio de Buckingham
Mais uma opção bem localizada
Hostel bem localizado
Não encontrou o que queria? Que tal usar nosso passo a passo para encontrar uma opção que combina com você e tem ótimo custo benefício? Acesse nosso guia para encontrar boas opções de hotéis no Booking.
O preço das coisas em Londres
Londres é uma cidade linda e cara. É simplesmente caríssima. A libra está valendo hoje quase 6 vezes o nosso real. Com um câmbio nada favorável, visitar uma cidade que é conhecida até mesmo pelos europeus pelos seus preços elevados pode ser um verdadeiro desafio.
E qual é o preço das coisas em Londres? Veja nossa planilha com nossos custos de refeições, transporte e hotel. Lembre-se que o gasto de viagem é pessoal, e que o seu padrão de viagem poderá ser muito mais caro ou muito mais barato que o nosso. De qualquer forma, já da para ter ideia dos preços.
Gostou do nosso roteiro? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem assim como essa? A gente pode planejar sua viagem com você. Auxiliamos desde a compras das passagens, montamos seu roteiro, encontramos o hotel que combina com você e cuidamos de todos os detalhes. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.