Neste post você poderá conferir um roteiro de três dias dos Lençóis Maranhenses com os principais pontos turísticos e dicas para planejar sua viagem.
Os Lençóis Maranhenses, talvez seja, o lugar mais bonito em que já estive. É aquela paisagem que, de tão linda, não faz sentido. É uma infinidade de oásis em meio ao deserto. A sensação é de estar numa imensidão de areia e de lagoas. As lagoas são de água doce com cores que variam entre o verde e o azul.
Lagoa da Esmeralda
Dica: a melhor época para ir aos lençóis é junho a agosto, que é quando as lagoas estão cheias. Nós fomos em outubro, e como esse ano choveu muito, as lagoas ainda estavam cheias, mas foi uma questão de sorte, se não quiser arriscar prefira os meses mencionados acima.
Ao planejar a viagem aos lençóis nós já sabíamos que ficaríamos meio presos aos passeios. Lá em Barreirinhas, cidade base para quem quer conhecer os lençóis, os passeios são feitos todos em carros 4x4, e os guias devem ser credenciados. Apesar disso, em comparação com outros lugares do nordeste, os passeios não são tão caros, e ficam entre R$ 50,00 e R$ 110,00 reais por pessoa.Esses e demais custos da viagem você pode ver clicando aqui.
Tínhamos três dias inteiros para explorar os lençóis. Depois de ler muito sobre as lagoas e os passeios disponíveis, nós elegemos 4 passeios: Circuito da Lagoa Azul, Circuito da Lagoa Bonita, Lagoa das Emendadas em Santo Amaro e passeio do Rio Preguiça até Canto de Atins, fechamos todos na mesma agência, e por isso conseguimos desconto.
Primeiro dia
O primeiro dia foi o mais tranquilo deles. O Circuito da Lagoa Azul é um passeio muito bem estruturado e as agências pareciam fazer o mesmo roteiro. O caminho até o parque dos lençóis é complicado. O carro balança muito e é todo adaptado para levar até 16 pessoas. Os bancos são aqueles de ônibus. Parece frescura, mas só fazendo o passeio para entender. Enfim, o caminho é difícil mas vale a pena.
Depois de aproximadamente 40 minutos de balanço, o carro estaciona. Neste momento já estamos na areia, caminhando entre dunas e lagoas. Têm muitas lagoas, acho que a maioria nem tem nome. Mas algumas se destacam, pelas suas cores e dimensões. Paramos na Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul e Lagoa da Paz. Todas são lindas. É tudo lindo.
Paisagem do Circuito Lagoa Azul
O passeio durou das 9h até as 14h. Fechamos o passeio da manhã e da tarde na mesma empresa. Então nós deram o horário de 14h até 15h para almoçar e voltaram nos pegar para o passeio da Lagoa Bonita.
O passeio da Lagoa Bonita recomendo que seja feito na parte da tarde. Pois o pôr do sol na Lagoa Bonita é lindo, e faz parte do passeio. Neste circuito também tem aproximadamente 40 minutos de muito balanço e aventura no caminho de carro. Este passeio é ainda mais difícil. No nosso carro de 8 pessoas, apenas 5 conseguiram subir a duna de 60 metros que dá acesso a lagoa. O problema nem foi sua altura mas sim sua inclinação. São 60 metros numa subida que tem até uma corda para auxiliar.
Mas assim como o passeio da manhã, tudo valeu a pena. Passamos por lagoas lindas. Paisagens maravilhosas que nunca vou esquecer. A Lagoa Bonita, merece o nome que tem, e foi a lagoa mais bonita que eu vi lá. E quando o sol estava se pondo eu ainda não tinha conseguido sair da água. Fui praticamente retirada aos berros para ver o pôr do sol de cima da duna mais alta.
Por do sol visto da duna
Minha opinião é que eu devia ter visto o pôr do sol de dentro da lagoa. Mas aí é opinião. O pôr do sol de cima da duna também é lindo, mas a vista do sol descendo de dentro da lagoa foi um dos momentos mais perfeitos que eu já vivi.
Por do sol na Lagoa Bonita
Esse primeiro dia foi super cansativo. Mas foi perfeito. Se você tiver apenas um dia nos lençóis maranhenses vale a pena fazer esses dois passeios. Se você tiver mais de um dia, e preferir viagens mais tranquilas, pode fazer esses passeios em dias separados.
Vista do Circuito Lagoa Bonita
Segundo dia
Neste dia não tivemos a mesma sorte do primeiro dia. Eu queria ir para Santo Amaro. Vários blogs diziam que lá ficavam as lagoas mais bonitas. A Lagoa das Emendadas era uma das mais faladas. Marcamos um passeio para Santo Amaro acreditando que veríamos as principais lagoas da região. Doce ilusão! Os passeios de Barreirinhas que vão para Santo Amaro não entram nos parques de lá (área controlada pela ICMBio) e vão apenas para a Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha, que ficam nos arredores do parque. A Lagoa das Gaivotas estava seca então passamos o dia todo na Lagoa da Andorinhas. Não foi um dia ruim, mas queríamos aproveitar todo o potencial de Santo Amaro e ver todas aquelas lagoas que eu havia lido a respeito.
Lagoa da Andorinha
Portanto, se você vai aos lençóis, quer conhecer a Lagoa das Emendadas ou outra lagoa que fique dentro do parque, combine muito bem com a empresa que vai te levar em Barreirinhas, ou se hospede pelo menos uma noite em Santo Amaro e feche o passeio por lá.
Terceiro dia
O terceiro foi um passeio privativo, ou seja, apenas com o nosso grupo. Acordamos super cedo, afinal era nosso último dia nos lençóis. O carro foi nos buscar no hotel, e nos deixou no porto onde pegamos uma lancha. Essa lancha é conhecida na região como voadora. A lancha percorre um trecho do rio preguiça. Pelo caminho vimos uma abundante vegetação, por muitas vezes parecíamos estar em meio a uma floresta. Em alguns pontos vimos algumas vilas que se formaram na beira do rio e os cataventos da usina eólica que há na região.
Rio Preguiça
Vista do caminho até Atins
Fomos em direção as lagoas de Atins, mas no caminho paramos para encomendar o camarão da Luzia e o camarão do Antônio, abaixo eu explico porque comemos em dois restaurantes. Seguimos para as lagoas. Em outubro elas já estavam meio baixas. Mas ainda podíamos mergulhar e aproveitar. Passamos boa parte da manhã por lá. As lagoas de Atins são lindas, mas não tão bonitas como as do primeiro dia.
Lagoa em Atins
De lá fomos para o mar em Atins, que não tem a cor azul das praias do nordeste. Mas, em compensação, a temperatura da água é sensacional. Posso dizer que a água estava quente. Me senti em uma piscina térmica. E além da água ser extremamente aconchegante, forma-se uma piscina natural antes do mar na maré baixa, na qual a água estava ainda mais quente. Passamos por volta de duas horas na praia, e seguimos almoçar.
Praia de Atins
O almoço foi um verdadeiro acontecimento. Isso porque dizem que em Atins tem o melhor camarão do mundo. Esse título, só não fica claro, se é do camarão da Luzia ou do camarão do Antônio. Dizem que Luzia ficou conhecida por fazer o melhor camarão do mundo. Antônio, que é seu irmão e trabalhava junto com ela, abriu também seu restaurante para tentar fazer, assim como a irmã, o melhor camarão do mundo. Perguntamos para o nosso guia, que por coincidência era sobrinho do Antônio, e ele nos disse que não há competição entre os restaurantes.
Enfim, provamos os dois camarões, o grupo ficou bastante dividido. A unanimidade foi que o melhor camarão é o da casa, um camarão aberto grelhado regado a um molho especial. Esse camarão é diferente de qualquer outro que já comi, e faz jus ao título que tem, se não é o melhor está entre os melhores que já provei. Então, caso você tenha escolher um restaurante vá sem medo a qualquer um dos dois, mas caso prefira só petiscar, Antônio oferece a opção de pedir apenas os camarões sem acompanhamentos. Já na Luzia, os camarões vem acompanhados de feijão, arroz, salada e outros acompanhamentos.
Camarão do Antônio
Camarão da Luzia
Depois do almoço voltamos para a lancha. No caminho de volta estavam programadas diversas paradas. A primeira dela foi no Farol Preguiça, lá você poderá subir as dezenas de degraus e ter uma vista panorâmica do rio.
Vista do Farol
A segunda parada foi em Caburé, uma região bastante turística onde é possível ver macaquinhos, alimentá-los e andar de quadriciclo nas dunas das proximidades. Voltamos em torno de seis da tarde. Esse passeio também foi incrível. E de noite ainda fomos provar o açaí da região. O açaí é um fruto encontrado em abundância por essas terras, além disso em geral, o açaí é mais puro que o nosso do sudeste. Ele tem um gosto mais forte e amargo assim como o fruto do açaí. Recomendo provar.
Macaquinho de Caburé
Enfim, depois de três dias nos lençóis maranhenses, voltamos para casa mais felizes por ter a oportunidade de conhecer essa região tão linda que ainda é muito pouco explorada pelos brasileiros.
Dunas percorridas no primeiro dia
Planilha de Custos
Abaixo uma planilha com os custos da viagem. Repare que os preços são para duas pessoas.
Gostou do nosso roteiro? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem assim como essa? A gente pode planejar sua viagem com você. Auxiliamos nas compras das passagens, montamos seu roteiro, encontramos o hotel que combina com você e cabe no seu orçamento. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.