Confira dicas de atrações para um roteiro de 2 dias em Praga. Você ainda encontra informações sobre transporte, hotéis, comida e custos de uma viagem a Praga.
Sobre Praga
Praga é conhecida por sua beleza. Não raro você ouvirá que a cidade está entre as mais belas da Europa. Rodeada por castelos, com um rio que a corta bem no centro, Praga é repleta de charmosas pontes e paisagens dignas de contos de fadas.
Além de linda, a cidade também é conhecida por seus bares. Praga é o lugar no mundo onde as pessoas mais bebem cerveja. Opções para a noite não faltarão, não importa se você prefere um pub, um bar ou uma balada.
Dicas para um roteiro perfeito em Praga
Dica 1: Praga pode ser visitada o ano inteiro, mas para aqueles que não gostam de frio evitem o inverno. No verão as festas são mais frequentes por causa das férias.
Dica 2: O transporte público em Praga é excelente, e muito barato quando comparado a outros destinos na Europa. Aproveite e compre o passe diário. Você poderá andar por toda a cidade com conforto e com um preço ótimo.
Dica 3: Está fazendo uma Eurotrip? Leia nossos roteiros de Roma, Amsterdã, Paris, Lisboa e Londres.
Roteiro de 2 dias em Praga
A seguir eu descrevo um roteiro de dois dias em Praga. Um roteiro fácil para você não errar na hora de conhecer essa cidade encantadora.
Primeiro dia em Praga
Para seu primeiro dia na cidade eu indico começar conhecendo os castelos. O Castelo de Praga e a Igreja de São Nicolau são as atrações principais. A visita pode ser feita por três tipos de circuito: A, B e C. Ao entrar na região dos castelos você passará por uma zona de segurança, e então poderá comprar o seu ticket, é nesta hora que você terá que escolher o circuito.
O Castelo de Praga
Antes de viajar eu procurei saber sobre os circuitos, para escolher o de melhor custo-benefício. Então acabamos escolhendo o circuito B. Vários blogs e alguns viajantes que fizeram o circuito A relatam que ele é muito semelhante ao B, tendo apenas duas atrações a mais, e uma delas é um vídeo sobre a história do castelo. Acesse o site oficial com a descrição dos circuitos para fazer a escolha que combina com você.
A Catedral de São Vito
No circuito B, você terá acesso as principais atrações, e pagará um valor substancialmente menor que o A. Enquanto que o circuito C é o com menos atrações, e não achei recomendações a respeito dele.
Fazendo o circuito B, você conhecerá a Catedral de São Vito, a igreja mais linda de Praga. Ela pode ser vista de vários pontos da cidade. Você também verá o Antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge e a Rua do Ouro com a Torre Daliborka. A Rua do Ouro é bastante interessante, há construções antigas, e pequenas casas onde eles tentaram remontar como eram há muitos anos. A Torre Daliborka é pequena, mas surpreendente. Uma antiga prisão onde os prisioneiros eram torturados e mortos. Nós fizemos o circuito B de forma tranquila e passamos aproximadamente três horas nessas visitas.
Rua do Ouro
Torre Daliborka
Quando saímos dos castelos estávamos famintos. E fomos almoçar em um restaurante que oferecia em seu cardápio comida tcheca. O Restaurante Zlateho Precliku era um lugar com bons preços, boa comida e ótima cerveja. Nós pedimos um prato que vinha com várias opções da culinária tcheca: três variações de dumplings, pato, porco...
Exemplo da culinária tcheca
Depois do almoço, vá ao Parque Petřín, um parque com muito verde e um clima bem agradável. O parque fica em uma colina, e no topo da colina tem uma torre, a Torre Petřín, a qual é o ponto mais alto de Praga e proporciona vistas incríveis.
Vista da Torre Petřín
Aqui vai uma dica de ouro, lembra que eu disse para você comprar o passe de transporte diário em Praga? Esse passe diário é aceito para o funicular que leva da base do parque até o topo da colina onde fica a torre, ou seja, se você comprar o passe avulso seria um ticket de ida e outro de volta, o que não valeria nada a pena.
No Parque Petřín você ainda pode visitar o Labirinto de Espelhos (Mirror Maze)
Além da Torre, o parque tem uma igrejinha, um lindo jardim e um labirinto de espelhos (Mirror Maze). O labirinto é uma atração bem dividida, uns amam e outros odeiam, eu reparei que as pessoas que têm filhos pequenos costumam gostar. É que o labirinto é pequeno e para um adulto não é tão interessante, já as crianças adoram e ficam mais tempo lá dentro. Então se você está com crianças pode pensar em também visitar o labirinto. Veja mais informações aqui.
Por fim, para terminar o primeiro dia fomos curtir a noite em Praga. Para isso, voltamos ao nosso hotel, nos arrumamos. Eu contratei uma experiência no Airbnb, foi a primeira vez que fiz isso, e se mostrou uma ótima escolha. Experiências do Airbnb são tours oferecidos por locais.
Eu reservei um tour que levou eu, meu marido e mais oito turistas a três bares de Praga. Bares bem escondidos, que acredito eu jamais encontraria sozinha. Em cada bar provamos uma cerveja. Foi bem legal e eu confesso que não tenho fotos dos bares, nem das cervejas pois até esqueci de fotografar. No fim da noite fomos ao muro do John Lennon tirar algumas fotos e depois seguimos para uma balada de rock que a própria anfitriã nos indicou. A balada não fazia parte do tour, sendo apenas uma indicação. Foi um programa bem legal e, além de conhecer bares e cervejas, demos boas risadas e encontramos pessoas bem legais.
Muro de John Lennon
Sobre o Muro do John Lennon, ele parece ser apenas um muro com rabiscos, mas ele ficou tão conhecido porque em uma época onde as pessoas não podiam se expressarem, o muro foi usado para transmitir ideias e pensamentos. Esse muro se encheu de frases de esperança por um mundo melhor, e é por isso que ele se tornou uma das atrações de Praga.
E assim terminou a nossa noite, já às 4 da manhã. O tour que fizemos está neste link. Eu indico essa experiência a viajantes que gostam de pubs, cervejas e conhecer pessoas de várias partes do mundo. E se você nunca reservou uma experiência e quiser um desconto, basta se cadastrar com o nosso link de desconto, você garante desconto na reserva de experiência ou hospedagem.
Segundo dia em Praga
Neste dia você verá as paisagens mais incríveis de Praga. A dica é começar o dia na Praça da Cidade Antiga (Old Town Square). Nesta praça estão atrações famosas da cidade como o Relógio Astronômico, a Igreja da Nossa Senhora de Týn e a Igreja de São Nicolau, construções de arquitetura singular que além de muito interessantes dão um charme único a praça.
A Praça da Cidade Antiga e a Igreja de Nossa Senhora de Týn ao fundo.
Igreja de São Nicolau
O relógio pode ser visitado, e lá você terá uma vista panorâmica da praça. Além disso, você pode conferir gratuitamente o tocar das horas em ponto no relógio, isso ocorre todos os dias nas horas cheias das 8:00 às 20:00, basta chegar minutos antes e se posicionar em frente ao relógio. Sons de sinos e bonequinhos animados fazem um mini-evento a cada hora completa. Não deixe de conferir.
O Relógio Astronômico em Praga
De lá, caminhe até as margens do Rio Vltava, e siga pela margem até a Torre da Ponte Antiga. Suba na torre por 90 coroas tchecas e admire a paisagem mais famosa de Praga. Depois disso, atravesse a ponte mais fotografada de Praga, a Ponte Carlos (Charles Bridge). Lá você fará as fotos mais bonitas da sua viagem a Praga.
Torre da Ponte Antiga, fica no início da Ponte Carlos
A Ponte Carlos é a ponte mais visitada de Praga
Depois de atravessar, siga para a Kampa. Você poderá apreciar uma paisagem mais verde, além de ter uma vista privilegiada da cidade e da Ponte Carlos. Ainda, se você gosta de fotografar, aproveite, pois em alguns pontos de lá você tem acesso a paisagens com vários dos monumentos de Praga e em vários ângulos.
A Kampa é um lugar bonito e confere lindas paisagens
Descendo mais um pouco, você chegará a outra ponte. No meio dessa última ponte tem uma ilha, um pequeno parque que fica no meio do Rio Vltava. Pode ser um momento para relaxar curtindo a paisagem.
Mapa do trajeto para fazer em Praga
Fazendo esse percurso eu lhe garanto que você ficará encantado com a beleza da cidade. Será o momento de ver a cidade, todos aqueles castelos e construções antigas, o rio e as pontes de Praga. Tudo que faz de Praga ser considerada uma das mais belas cidades da Europa.
Depois disso, você pode caminhar até o Prédio Dançante, uma obra arquitetônica que é muito apreciada pelos turistas de Praga. Depois disso, comece a voltar passando pelo monumento de Franz Kafka. Estruturas metálicas girando continuamente e quando encaixadas da forma correta formam um rosto. É uma visita rápida.
Prédio Dançante
Busto de Franz Kafka
O trajeto descrito tem aproximadamente 1h10min, e será o passeio mais bonito que você fará em Praga. Não esqueça de pôr sapatos confortáveis. Caminhar pela cidade é o melhor jeito de conhecê-la.
Então, se você tiver com fome, tem uma feirinha há poucos metros do monumento de Franz Kafka. Lá você encontrará cachorro quente com linguiças, cervejas, pratos tchecos com porco e frango, além da famosa massa enroladinha com recheios dentro, doce típico na República Tcheca, o Trdelnik.
E se você seguir a rua da feirinha, chegará ao Museu Nacional de Praga. Se você ainda tiver pique, será uma ótima oportunidade para conferir algumas obras de arte. Se não, indico que você vá a um bar e termine o dia degustando algumas cervejas tchecas, afinal, você está no país da cerveja.
Museu Nacional de Praga
E assim termina nosso roteiro de 2 dias em Praga. Fazendo esse roteiro você terá visto o principal de Praga. Se você tiver um terceiro dia, indico fazer uma viagem a uma outra cidade da República Tcheca, ou fazer uma visita ao Parque Boêmia Suíça , que fica próximo à cidade e tem paisagens lindíssimas.
Onde se hospedar em Praga
Nós do Viagem na Planilha indicamos que você se hospede o mais próximo que conseguir de Praga 1, que é a região mais turistíca de Praga. De qualquer forma, Praga conta com um transporte eficiente, portanto você pode também se hospedar próximo de uma estação de metrô.
Nós escolhemos nos hospedar em um apartamento na Zenklova. A gente tinha fácil acesso ao metrô e um apartamento completo, com cozinha equipada e até máquina de lavar roupa. Acesse o link para conferir nossa escolha.
Nossa escolha em Praga, apartamento disponível no Booking, imagens retiradas do Booking
E se você quiser uma localização perfeita, e poder ir a pé nos principais pontos de Praga, não deixe de conferir mais uma opção de hospedagem em Praga.
Por fim, se você quer algo muito bem localizado, mas prefere um hotel e preza por quartos amplos e confortáveis, veja essa opção de hotel três estrelas em Praga.
E não deixe de ler nossa matéria sobre como buscar hotéis de forma eficiente no Booking.
O preço de uma viagem a Praga
Se você quer ter uma ideia de quanto custam as coisas em Praga, confira nossa planilha de gastos do nosso roteiro de dois dias em Praga. Lembre-se que o custo de uma viagem varia de acordo com o padrão de hotéis, restaurantes e passeios em geral, e que você pode gastar mais ou menos que a gente. Também é importante considerar variações da moeda, não deixe de conferir o valor da coroa tcheca na data de sua viagem.
Câmbio em Praga
Como já falamos, a moeda utilizada em toda a República Tcheca é a coroa tcheca. Alguns estabelecimentos aceitam euros, mas eu não contaria com isso. A melhor forma de adquirir coroas tchecas é levando Euros, e os trocando por coroas tchecas em Praga.
Em nossa viagem encontramos um estabelecimento com uma ótima cotação, e ele ficava pertinho da Praça da Cidade Antiga, na Rua Perlová, no ponto do mapa abaixo. Ainda, dependendo das taxas que seu banco cobra, você poderá sacar coroas tchecas diretamente nos ATMs espalhados pela cidade. No banco que usamos, essa opção não se mostrou vantajosa.
Endereço de uma boa casa de câmbio em Praga
Espero que nossas dicas lhe ajudem a planejar uma viagem incrível. Se tiver alguma dúvida ou sugestões, deixe nos comentários, assim vamos deixando nosso conteúdo cada vez mais completo!